Letícia Alvarez Ucha
Porto Alegre / RS

 

 

O cão que sabia demais

 

            

Isa  teve dois filhos que não a visitavam nunca. Do alto do seus mais de setenta anos sentia o peso da solidão Em sua mente lembranças de momentos felizes acariciavam a alma, mas a realidade... Saía todos os finais de tarde com seu fiel cão Bob, um Golden Retriever de pelo alto.
Para agitar sua vida  resolveu entrar num um curso de informática e passou a fazer amizades pela internet.
Conheceu um homem misterioso de sua idade, João, e após algumas semanas combinaram de encontrar-se pessoalmente. Passeavam para caminhadas com Bob - cachorro de Ana, e algumas noites ele ia jantar na casa dela.
Bob costumava lamber os pés de João e ele odiava isso.
A residência de Isa era cheia de objetos de arte e ela usava muitas joias. Uma noite, entre um drinque e outro, ela levantou-se e deixou sua agenda à vista onde na última página estava a senha do cofre. João astuto, memorizou. Ele tratou de servir mais whisky aos dois para que Isa ficasse mais vulnerável, mas ela era resistente à bebida.
Ela foi preparar algo para os dois comerem enquanto isso ele aproveitou-se para subtrair algumas joias do cofre de Isa. João foi surpreendido por ela bem na hora em que pegava as joias e houve luta corporal. Bob houve os gritos de sua dona e vem socorrê-la. O homem pegou um castiçal que estava próximo e desfere um golpe em Isa. Bob, desperado, morde a mão de João que sai sangrando com pedaço de sua camisa rasgada deixando a porta do apartamento aberta. Logo chegaram  vizinhos atraídos pelos gritos.
O idoso consegue fugir com algumas joias e vai a uma farmácia comprar curativos. Nela estão dois policiais que estranham a reação do mesmo e se aproximam para saber o que houve. João nem responde e causa dúvidas.
A polícia é chamada a casa de Isa e impressões digitais são colhidas e João é intimado a depor, pois fora o último a ser visto com ela. Como Bob ficara sem dono e  tinha fama na vizinhança de ter bom faro, foi adotado pela polícia.
No dia do depoimento quando viu João, o cão saltou em direção ao agressor de sua dona, latindo fortemente. Estranharam, pois ele era manso.
O depoente mentiu sobre a natureza do seu ferimento e após perícia foi descoberto que ele fora atacado por um cão  o que só aumentou as suspeitas.
Dias passaram e um traficante foi surpreendido vendendo as joias de Isa e confessou tê-las obtido através de João que foi descoberto e indiciado.  

 

 

 
 
Poema publicado no livro "Casos da Meia-noite" - Edição 2019 - Novembro de 2019