Rozelene Furtado de Lima
Teresópolis / RJ

 

 

Madrugada melada

 

 

Quarenta caixas de abelha naquele sítio para fins de produção de mel, pólen apícola, própolis, cera de abelhas, geleia real. Tudo muito bem organizado, bem montado, num lugar longe da casa grande e da casa dos empregados. Longe do curral das vacas, dos chiqueiros dos porcos, dos galinheiros, da coelheira. Próximo às melgueiras só podia chegar ou entrar acompanhado do apicultor. O apicultor profissional, já trabalhava com abelhas havia anos, aprendeu com o pai, e foi assim sucessivamente. Uma profissão que estava na família desde sempre. No entorno do apiário um espaço lindo, colorido, perfumado e muito florido, plantas melífluas escolhidas e cultivadas para as abelhas colherem o mel, néctar e fazerem a polinização. A polinização das abelhas é fundamental para garantir a alta produtividade e a qualidade dos frutos em diversas culturas agrícolas. 

Sabedoria, conhecimento, paciência, dedicação, vigilância constante para ter resultado positivo na produção daquele apiário.   

As abelhas visitam uma média de quatro milhões de flores para produzir 1 kg de mel. São os únicos insetos que produzem um alimento que é consumido pelo homem. 

Muito bom viver ali, embora fosse afastado da cidade. Festas, encontros, amigos, reuniões, diversões tudo acontecia naquele sítio. 

Mas voltando às abelhas, todos queriam mel e favos. Que delícia!!! 

Certo dia um vizinho foi encomendar uns quilos de favo de mel, e o apicultor falou que era impossível vender aquela quantidade para ele, porque aquela safra já estava toda encomendada. E mostrou quais caixas ele iria tirar o mel prometendo que na próxima extração combinaria com ele a quantidade desejada. O vizinho já tinha encontrado um comprador e venderia por cinco vezes mais ao preço que compraria do dono do sítio.  

Ah! A ganância é cruel e às vezes mortal. 

O vizinho ganancioso foi para casa, arquitetou um plano. Combinou com três empregados para roubarem as melgueiras durante à madrugada. As abelhas não atacam no escuro. 

Todos vestidos de preto, mangas compridas, luvas pretas, gorros e máscaras. Os cães não entravam no apiário, era uma entrada totalmente separada do sítio. Cada um pegou vagarosamente uma caixa com abelhas, colocaram no carro, embora fosse perto acharam mais seguro irem de carro. Dentro de um galpão com bem pouca luz, abriram as caixas, tiraram os favos, varreram cuidadosamente as abelhas para dentro da caixa novamente. Guardaram os favos em recipiente apropriado. Voltaram e deixaram as caixas sem os favos no lugar que estavam no apiário. Foi uma operação bem demorada, quando o vizinho voltou com os empregados já estava amanhecendo. As abelhas acordam com os primeiros raios da alvorada, e então boa parte delas ficou dentro do galpão. Eles não tinham percebido, trabalharam no escuro. As abelhas, embora tenham um cérebro muito pequeno têm muita memória e excelente olfato, logo atacaram os quatro homens que estavam tirando a roupa preta. Eles saíram correndo quase nus, gritando se batendo e as abelhas ferroando. Alguém viu aquele espetáculo curioso, chamou o dono do apiário. Ele não entendeu nada, mas quando viu abelhas rondando envolta de uns recipientes fechados, destampou os recipientes e viu os favos de mel. 

O vizinho invejoso estava muito envergonhado, contou a história, pediu desculpas, devolveu os favos de mel ao dono do sítio. Elas só atacam para se defenderem, comentou Gabriel o dono do sítio, que estava muito furioso. 

Os ladrões de mel levaram tantas ferroadas que começaram a ficar com inchaços e tiveram que serem levados para o hospital tomar injeção antialérgica. 

Pouco tempo depois o vizinho foi apelidado por “ docinho melado” mudou-se para outra cidade, mas o zumbido das abelhas no ouvido ficou para sempre. A história dele, até hoje, é contada e recontada com risadas.  

À guisa de curiosidade: Durante o voo, as asinhas das abelhas batem aproximadamente 11.400 vezes por minuto, produzindo o típico zumbido que ouvimos quando elas estão por perto. 

O mel é o único alimento que inclui todas as substâncias necessárias para a sustentação da vida, como vitaminas, minerais, água e enzimas, além de conter um importante antioxidante associado ao bom funcionamento cerebral. 





Poema "Antologia de Poetas Brasileiros "-Volume 208
Setembro de 2022

Visitei a Antologia on line da CBJE e estou recomendando a você.
Anote camarabrasileira.com.br/casosdameianoite22-003.html e recomende aos amigos