Processamento de dados a cargo da Pauta Literária BrLetras / RJ
Dados atualizados em22/10/2020

Clique no nome do estado para conhecer os autores catalogados    

Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí

Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rio de Janeiro
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo
Sergipe
Tocantins


Mario Quintana

Raquel de
Queiroz

Vinicius de Moraes

Carlos Drummond

Graciliano Ramos

Rubem
Braga

Cora
Coralina

Jorge
Amado

Guimarães
Rosa

João
Cabral

Cecília Meirelles

Manuel Bandeira
 

1 - O Catálogo Brasileiro de Autores Literários Contemporâneos relaciona nominalmente (por estado/por cidade) autores de obras literárias (poesia, contos, romances etc.) publicadas em livro - individualmente ou coletivamente - a partir de 1922* - e que são consideradas como relevantes à cultura brasileira pela Mesa Diretora da Litteraria Academiae Lima Barreto, pelas ComissõesEspeciais da Literato e da Pauta Literária BrLetras.

* Ano da Semana de Arte Moderna, tomado como base para designação de contemporaneidade.

2 - A Litteraria Academiae Lima Barreto confere (a pedido do autor catalogado), livre de qualquer custo, a Certidão comprobatória de inclusão no Catálogo. O pedido deve ser feito por email litterariaacademiaelimabarreto@gmail.com contendo dados pessoais do autor. O prazo médio para o envio (por email) é de 15 dias.

 

As indicações para inclusão do nome do autor podem vir através de Editoras credenciadas ou do próprio autor, e devem (nesta primeira fase) constar dos seguintes dados:
1) Nome do autor  (nome com o qual se apresenta nas suas produções);
2) Naturalidade oficial Estado / Cidade ou, por adoção, Estado / Cidade com a qual mais se identifica pessoal ou profissionalmente; (*)
3) Prova de no mínimo 01 obra individual ou coletiva (antologia, seleta etc.) publicada graficamente (impresso em papel) e de autoria devidamente comprovada (registro na Biblioteca Nacional, ISBN etc.) É exatamente essa condição que a Pauta Literária BrLetras considera e credencia o autor a se apresentar como tal.

 

(*)  Um dos propósitos do Catálogo Brasileiro de Autores Literários Contemporâneos  é despertar a consciência municipalista tanto de autores como de leitores, que acabam sendo incitados ao crescimento literário como opção de ascensão social. O orgulho, como impulso, pode ser a “chave”  que falta para que a sociedade brasileira encontre um novo destino social. Nós não somos somente uma nação de jogadores de futebol, de “artistas” de televisão e de celebridades discutíveis. Devemos ser vistos como “a nação que mais pensa e mais escreve no mundo”. Isto é uma meta.


Equipe de pesquisa consorciada: Aldo Martin Sotero, Carina Rodrigues, Fernanda Redon, Fernando Dutra, Gláucia Helena, Ismar Carpenter Becker, José Faria Nunes, Julia Martino, Luiz Carlos Martins, Neuza Mary Rodrigues, Paula Miranda, Paulo Vasconcellos, Rodrigo Tedesco, Vânia Ferreira, Wagner Lázaro e Zilah da Silva Borga.