Alberto Magno Ribeiro Montes
Belo Horizonte / MG

 

 

Caminhada

 

 

          Antigamente, eu fazia caminhada apenas nos finais de semana. Comecei a fazer diariamente, por recomendação médica, depois que tive um infarto do miocárdio. No início, eu achava um sacrifício. Por não estar acostumado, achava difícil reservar um momento, todos os dias, para isso. Ainda mais pelo fato de não ter sido por uma decisão minha e sim uma coisa “imposta” pelas circunstâncias. Com o passar do tempo, comecei a gostar e o corpo foi se acostumando a ponto de sentir falta no dia em que algum acontecimento me impedia de ir.   

          Entre outros benefícios, essa atividade melhora a circulação sanguínea, afasta a depressão e aumenta a sensação de bem-estar. Ao andarmos bastante, nosso corpo, essa maravilhosa obra de Deus, libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios físicos, ela automaticamente produz endorfina. Por isso, logo percebemos o sentimento de satisfação que nos envolve após realizarmos esse simples ato.        

          Além dos benefícios para o corpo, a caminhada também proporciona muito proveito para o espírito. Eu particularmente gosto de caminhar sozinho e sem ouvir música. E bem cedo, logo após tomar o café da manhã, quando o sol está nascendo. É belo apreciar o nascer do sol, com a natureza parindo o dia, cada vez de uma forma diferente! É a melhor hora que tenho para pôr os pensamentos em ordem, pensar naquilo que já fiz e também nas decisões que tomarei. Analiso tudo que fiz e disse, numa longa e sincera conversa comigo mesmo.  

          Uma companhia agradável é sempre bem-vinda, mas quando estamos sozinhos, há maior probabilidade de nos concentrarmos e consequentemente, ficamos mais dispostos a pensar em nossa vida, sem a interferência dos pensamentos de outra pessoa. E podemos também observar coisas que só mesmo desacompanhados reparamos…

          Gosto também de ir sempre no mesmo horário, pois verei as pessoas que caminham comigo naquele momento. Quando, por algum motivo, vou fora do meu horário, sinto falta delas em meu dia. Já fazem parte da rotina dele.

          Além das pessoas, há sempre tantas coisas para se ver: os cachorros, as árvores, aves, nuvens, tudo…

          A todos que relutam em iniciar a caminhar, eu recomendo: comecem, sejam persistentes e logo terão os benefícios que, sem dúvida virão, em breve espaço de tempo.

 

 

 
 
Poema publicado no livro "Causos e contos do cotitidiano" - Edição 2019 - Março de 2020