Francisco Martins Silva
Uruçuí / PI

 

 

O conto das violetas

 

Foi numa casa que se descobriu um jardim onde só se cultivam violetas, aquelas flores perfumadas e de humilde beleza, que têm um aroma doce e com vários matizes de roxo até o branco , e por esta razão, o jardim recebeu o nome de jardim das violetas. As violetas são o charme daquele espaço da natureza, o encanto daquele lar. Dizem que elas têm sentimentos de felicidade, sentem alegria e emoção, em resposta às mãos de quem as tratam e as regam todos os dias; essas mãos tão sagradas são de uma ilustre menina que também recebe o nome de Violeta.
Conta a lenda que os pais da menina puseram-lhe o nome de Violeta por amor àquele jardim, e já prevendo chegarem à velhice e não poderem mais cuidar dele, perceberam que a única esperança de mantê-lo era confiá-lo às mãos da pequenina Violeta, tanto é que a cerimônia de batizado da menina foi no jardim das violetas, quando a menina recebera o nome daquelas flores.
Além de cuidar das flores, ela também brinca e passeia no jardim e recebe o beijo dos beija-flores como todas as violetas do jardim recebem. Umas das qualidades da menina é humildade e simplicidade, dizem que também são as mesmas qualidades que as violetas expressam entre as flores no reino plantae. Com os cuidados de Violeta, o jardim cresceu e tornou-se um patrimônio da natureza. Violeta é uma menina simples, delicada, ama as flores e a natureza, e está sempre a cultivar novas mudas para a perpetuação do encantado e fabuloso jardim.

 


 

 

 
Conto publicado no livro "Contos Fantásticos" - Junho de 2018