Helena Maria S. Matos Ferreira
Guapimirim / RJ

 

Providência não é coincidência

 

É praticamente inacreditável certos acontecimentos em nossas vidas.
Atualmente há uma grande facilidade em encontrar e reatar antigas amizades através da INTERNET. Mas fora dela é extraordinário. Pois assim ocorreu. Rosário foi à casa de uma pessoa amiga da amiga dela em uma cidade serrana, Nova Friburgo. Carmita desejava rever uma amiga muito querida e convidou Rosário que relutava em acompanhá-la por algum motivo justificável. Decidiu-se por ir, até que enfim.
Na casa da anfitriã, conversa vai, conversa vem, ela falou que estudara no Ginásio Maricá, cidade em que Rosário nasceu e reside. Pela idade e pelo nome, Rosário deduziu que, quem as recepcionava, deveria conhecer a sua irmã, que sou eu. Então perguntou-lhe se, por acaso, conhecia Helena Maria e ela lhe respondeu que havia estudado com uma menina chamada Helena e que eram grandes amigas e que a procurara nas redes sociais, mas não a encontrara.
O equívoco estava na posição do nome: ela procurou por Maria Helena e não por Helena Maria. Naquele momento, a Rosário ligou para mim e a colocou para falar sem dizer-me quem era a pessoa.
Mirna, muito emocionada, chorava e não se identificava. Imaginei ser um trote, uma brincadeira, já que não sabia que minha irmã estava em Friburgo. Quando ela, a Mirna, se identificou finalmente, foi uma grande alegria e também um choque, pois era impossível imaginar receber notícias de uma amiga de adolescência depois de cinquenta e seis anos. Só que as afinidades são muitas e a impressão que tive, e ela também, é que não existiu esse hiato tão prolongado em nossas vidas. A verdade é que o espírito não envelhece e temos muito em comum: ambas gostamos de ler e de escrever, por exemplo.
E onde será o nosso primeiro encontro depois dessa pausa tão longa e silenciosa? Em um encontro literário, em Friburgo, em uma data bastante próxima.
Com certeza já estamos ansiosas, à espera desse dia que será de muita felicidade. Não é extraordinário?
O Espírito Santo age favoravelmente para que verdadeiros amigos possam estar juntos e unir os elos de suas vidas. Não se trata de coincidência e sim de Providência.

 

 
Conto publicado no livro "Contos Fantásticos" - Junho de 2018