Julio Novaes
Pindamonhangaba / SP

Histórias de Minas

 

        

                  Vargem do Sobrado é um lugar existente nos arredores de Santa Rita do Jacutinga, no caminho para as terras mais altas de Bom Jardim de Minas, tendo esse topônimo devido a um sobrado que existiu no lugar, pertencente ao Sr. Alexandre Bragança de Oliveira que adquiriu aquelas terras de um português chamado Antonio Monteiro, conforme relata a nossa grande professora da terra, Dona Célia Mendonça da Fonseca, numa matéria feita para complementação literária intitulada “A Vargem do Sobrado”. Segundo ela, este nome é uma variação da língua portuguesa, uma corruptela de várzea, que quer dizer “planície de grande fertilidade”. Esta várzea situa-se próxima à confluência do córrego do Coelho com o rio Jacutinga. Lá existiu a estação ferroviária do Imbuzeiro, hoje quase em ruínas. Outrora serviu muito bem ao local. Pertencia à Rede Mineira de Viação, ferrovia de grande importância para a região desde a sua inauguração pelos anos idos de 1893 até sua completa desativação em 1970. Por aquela estação passava diariamente trens de passageiro e de carga que vinham de Soledade e tinham como ponto final a cidade de Barra do Piraí, no Estado do Rio de Janeiro. O leite produzido na região da Vargem do Sobrado era levado para as cooperativas de laticínio que existiam em Santa Rita do Jacutinga. Na época em que os trens eram um meio de transporte eficaz, as pessoas apelidaram as composições de “trem de cima” e “trem de baixo”, dependendo da procedência: ora vindo de Bom Jardim a alguns quilômetros ou vindo de Santa Rita, mais abaixo.
                   O lugar, como cita Dona Célia, realmente merece atenção. De lá se pode ver, mais acima, uma serra azulada com manchas brancas, uma muralha de pedra conhecida como “Água Santa”, devido a existência de uma nascente de águas amareladas que corre por arbustos e desaparece misteriosamente. Desse lugar avistam-se as terras do município, o Monte Calvário e o Bairro do Rosário, bem definidos na paisagem, e também parte do  Estado do Rio de Janeiro.
                   Próximo ao sobrado foi erguida, um pouco abaixo da colina, uma capela em promessa a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pelo Cel. Archimiro Mendonça. Com o tempo, ela se tornou pequena à medida que muitos fiéis começaram a frequentar o lugar aos domingos para assistir a missa celebrada pelo Monsenhor Marciano. Assim, ela foi ampliada para receber a todos com mais conforto.
                   No decorrer da revolução de 1930, Santa Rita foi considerado um lugar estratégico devido à proximidade com as fronteiras estaduais. Assim sendo, foi invadida por forças do presidente Washington Luis, e na Vargem do Sobrado, do alto de uma colina, podia-se ter uma boa visão da estrada que ligava a vila à Santa Rita. Então, os soldados ficaram de prontidão nas guaritas improvisadas, tentando atirar em todos que fossem suspeitos.
                   O Sr. Francisco Alexandre de Oliveira, filho do Sr. Alexandre Bragança de Oliveira e de Dona Maria Rosa de Oliveira, ficou muito conhecido na cidade como “Chico Sobrado”, apelido  bem definido, pois sempre morou no lugar, mesmo depois que se casou com a Dona Dalila Novaes Pereira. Foi o responsável por muitos anos pelo embarque e desembarque do leite na estação do Imbuzeiro. Só saiu de lá quando as atividades da ferrovia findaram, mudando-se para a fazenda dos Coqueiros no caminho do Bananal.
                   O leite era trazido das fazendas em lombo de burros, em latas duplas presas na cangalha por meio de correias de tecido. Isso virou um problema, pois estas correias recebiam os respingos do leite através do caminho e, constantemente, serviam de alimento aos cães quando eram deixadas na cocheira. Assim, foram substituídas por correntes de aço, um aperfeiçoamento para a época, conferido por um funcionário do Ministério da Agricultura, resolvendo a situação que se tornara séria.

 

   

 
Conto publicado no livro "Contos Fantásticos" - Junho de 2018