Neri França Fornari Bocchese
Pato Branco / PR

 

 

Heroína dos dois mundos

 

Revivendo o passado se percebe algum fatos intrigantes. E, por isso, merecem serem lembrados.
Uma mulher nascida num recanto do Brasil, o extremo Sul na época, se destaca perante o mundo. Um tempo em que a mulher era obrigada a viver calada, muito menos ser guerreira.
Anita Garibaldi foi uma mulher bonita e determinada, nascida em Santa Catarina, batizada como Ana Maria de Jesus Ribeiro. Filha de Bento Ribeiro da Silva, um modesto comerciante de Laguna, descendente de família portuguesa vinda dos Açores e de Maria Antônia de Jesus.
Conhecida como Anita Garibaldi, nasceu no dia 30 de agosto de 1821, numa pequena praia de grande beleza e tranquilidade em Morrinhos, na época pertencente ao município de Laguna, Santa Catarina. Nessa praia, com uma boa faixa de areia clara, o mar é azul e águas calmas e cristalinas.
No Brasil, Santa Catarina, um estado, que tem como padroeira Catarina de Alexandria, notável intelectual, Como homenagem, ela é co-padroeira da Catedral Metropolitana de Florianópolis.
Ainda é celebre outra Catarina, esta de Siena responsável pela restauração da Paz entre as cidades-estados italianas. Catarina de Siena, desde 18 de junho de 1866 é padroeira da Itália juntamente com São Francisco de Assis. Em 3 de outubro de 1970, Catarina foi proclamada Doutora da Igreja pelo papa Paulo VI e, em 1º de outubro de 1999, São João Paulo II nomeou-a uma das seis padroeiras da Europa.  
Santa Catarina considerada padroeira dos estudantes, filósofos, professores, também invocada pelos que trabalham com rodas e contra acidentes de trabalho. 
Por destino ou simples coincidência, Anita nascida em Santa Catarina, lutou no Brasil, na Itália e ainda acompanhando o marido no Uruguai.

 

 

 

 

 
 
Poema publicado no livro "Contos Fantásticos" - Edição 2019- Outubro de 2019