Carlos Alberto Drago
Anápolis / GO

 

 

O que não faz a birita... (?)



        

           O sólido currículo profissional do Dr. Juvenal  Praxedes exigia e merecia respeito, mas só até as 10 da noite.  Porque a partir daí, Praxedinho  se embiroscava  pelas vielas do bairro visitando seus botecos preferidos, enchendo  a cara aqui e ali, correndo toda a coxia até despencar num cantinho de meio-fio já batizado pelos cachorros da redondeza. Só que foi diferente naquela sexta-feira.
           Os frequentadores e balconistas das biroscas já conheciam bem a figura. De longe era até possível  identificá-lo por aquele indefectível terno marrom e gravata amarela, entrando e saindo dos botecos, cada vez mais “mamado”. Era sempre assim.  Sempre: até nos dias de São Nunca.
...
           A sirene dos Bombeiros alarmou por volta das três da madruga; fumaceira por trás do prédio da Associação Comercial, onde no terceiro andar funcionava  o “Bar Society Gente Fina”.  Pelo afogueado do céu já se imaginava a tragédia. Na calçada meia-duzia de biriteiros gritavam para os bombeiros: “Dr. Praxedes tá lá dentro!!!”, “Dr. Praxedes tá lá dentro!!!”, “Dr. Praxedes tá lá dentro!!!”.
           Um bombeiro mais destemido atendeu à súplica dos biriteiros, subiu correndo ao terceiro andar e viu Praxedinho ainda no balcão, de copo na mão... Rapidamente pegou-o pelo braço e trouxe-o de volta à calçada, na marra.
           - Então? O senhor viu por onde começou o incêndio?
           - Vi não, comandante... quando eu cheguei já tava tudo pegando fogo.

 

 


 




Conto publicado no livro "Contos de Grandes Autores"
Edição Especial - Maio de 2021

Visitei a Antologia on line da CBJE e estou recomendando a você.
Anote camarabrasileira.com.br/contout21-002.html e recomende aos amigos