Romilton Batista de Oliveira
Itabuna / BA

 

 

Uma crônica que busca o Brasil
dos basileiros



        

           Eu começo a distraída crônica com a frase “”Eu não quis dizer isso, eu quis dizer outra coisa! Você não entendeu o meu pensamento!”. Se essa moda pega, e já pegou nesse governo que diz que está a governar o Brasil! E que governo! Tudo que é dito pela manhã, é desdito pela tarde, e fica o dito pelo não-dito! Seus integrantes parecem que vivem no “País das maravilhas”, melhor dizer, no “país das mentiras”, país onde o crime compensa, onde a arma que mata é a arma do dominador! País onde o monologismo e totalitarismo predominam numa constante ameaça a quem for contra os tortos pensamentos de um homem que, sem sombras de dúvida, sofre de uma doença mental, paranoia desvairada! Sofre de falta de sabedoria, porque o que ele diz não se escreve nem se deve levar em conta, cm exceção de quem é colocado por ele nos grandes cargos que estão submetidos a ele. De certa forma, seu governo me faz lembrar do governo de Adolf Hitler, com uma diferença: Adolfo, apesar de ser um monstruoso homem desprovido de sentimentalismo, o “nosso presidente” é desprovido de alma, desprovido de escolaridade, de sensatez e de responsabilidade para com as instituições públicas do Brasil. Ele me faz lembrar das palavras de um santo e sagrado livro que diz: “Ele veio para matar, roubar e destruir”. Como genocida, milharess de vidas são jogadas nas valas de cemitérios abarrotados de homens, mulheres, crianças e idosos que, em muitos momentos de suas vidas, defenderam o sinistro presidente.
           Qual o papel da crônica senão o de apresentar uma questão e elaborar uma crítica profunda sobre o tema exposto. E o que aqui eu exponho é a morte de milhares de brasileiros, na maioria pobres e negros, milhares de pessoas que, na maioria das vezes, fizeram parte dos 57 milhões que votaram nesse sádico, imoral e desequilibrado “presidente”. O mundo assiste estarrecido o sucateamento de nossa gigante nação! O mundo assiste a perda de direitos tão duramente conquistados! O mundo assiste estarrecido o silêncio de uma nação diante das atrocidades cometidas por um presidente fascista, por um presidente que vai entrar na história de nosso povo como um presidente desequilibrado, como um presidente que se mostra insensível diante de milhares de mortes de brasileiros. Um presidente que cortou as verbas da educação, desde o Ensino Básico ao Ensino Superior. Um presidente que odeia negros, índios e mulheres, e possui filhos envolvidos com corrupção. Um presidente que, quando abre a boca, não diz nada, a não ser terríveis besteiras e ameaças. Ele me faz lembrar de Antônio Carlos Magalhães quando governava a Bahia sob um regime de autoridade centralizadora. Mas aqui jamais compararia aquele com o monstro que o povo brasileiro elegeu. Quem lê esta crônica via imaginar que eu pertenço e defendo as ideias de partidos de esquerda. Não, está enganado. Eu defendo o conhecimento a serviço do bem-estar da humanidade. Eu acredito na justiça que coloca na prisão os bandidos de “colarinho branco”! Por fim, eu acredito no poder que o povo possui para derrubar qualquer ditador do poder, basta querer! A força está em nossas mãos, nas mãos do povo, e quando este quer, ele consegue derrubar qualquer ditadura disfarçada! Tudo neste país tem aumentado constantemente. Nossa moeda é a que mais se desvaloriza no praneta! Nossa educação é gerenciada por pessoas descontextualizadas e incompetentes para gerir o principal cargo de um governo! Nosso ministro de Justiça trabalha em prol da defesa dos milicianos, dos poderosos de plantão! Nosso Congresso precisa agir diante desses desmandos desse horrendo e terrorista governo, mão tem tudo pra fazer, mas não o faz! O STF é a esperança de uma nação ameaçada em sua democracia! O que falta ainda nos acontecer: inflação subindo, preços da gasolina disparam constantemente, a cesta básica deixou de sê-la desde o início desse desastroso governo!
           Torno a dizer esta crônica é uma crítica a tudo que está acontecendo no Brasil. Os religiosos poderosos deixam de ir atrás das ovelhas desgarradas para assumir seus grandes cargos no governo do agradável ímpio! Vendem Deus por meio de seus próprios interesses! Capitalismo religioso em sua extrema era! O ministro Cássio é “pau-mandado” de seu “mentor-empregador”. Enfim, todos que entram nesse governo fascista praticam a cartilha do seu líder, o macabro presidente, o homem que não mede palavras para desrespeitar o outro, xingar inimigos, perseguir a oposição e usar a máquina ao seu favor. Gasta milhões com as suas viagens e os seus desejos de “grávida alucinada”!
           “Pauliceia desvairada”! Não, a palavra mais digna de ser dita e aqui escrita que venha definir esse “governo do mal” é incompetência geral! “Paulada alucinada!” Estão todos os envolvidos com esse desgoverno, pondo em prática a “cartilha do mal”, criada por seu insano e “fascista” presidente. Retorno a dizer; “O inimigo de Deus veio para matar, roubar e destruir!”. E o que tem feito o tal “Boi louco e desvairado”!? Trabalhar que é bom, nada! Ainda não saiu do discurso de eleição!
           Tudo o que foi conquistado a duras penas, o “raivoso monstro” está destruindo. Ele gosta de sangue derramado, de morte de milhares de brasileiros como Hitler apreciava, com prazer, a morte de judeus que foram escolhidos como “bode expiatório”. Assim age a “Carniça do Brasil”: quem com ele concorda, tem tudo! Discordou dele, rua! Mandeta que o diga! Isto é inaceitável numa democracia como a nossa! Mas o escrevente dessa crônica sabe que os dias dele e de sua corja estão contados, pois Deus tarda, mas não falha!”.
           Brasileiros, deixem brotar em vossos corações a consciência de dignidade e respeito! Não somos cegos e marionetes desse fracassado governo. Ele passou dos limites! Deseja armar a população, mas nada faz para conter a pandemia que cresce avassaladoramente m nosso país! Cabe ao Congresso e ao STF frear seus desmandos, sua arrogância e sua forma desastrosa e diabólica de governar!
           Liberdade, ainda que tardia! A liberdade vai ocupar as ruas, e esse governo vai cair por causa de sua prepotência, estupidez e ignorância! A liberdade é um dom que nasce em cada coração humano. Somos cidadãos feitos para lutar, resistir e vencer qualquer governo que venha nos dizer o que fazer de forma centralizadora e monolítica. Nosso Brasil vai dar a volta por cima, e caso o “louco monstro” que está no poder não venha ser impeachimado, ele será derrotada nas eleições de 2021, porque o povo brasileiro está cansado de tantas mortes! Estamos na fila de espera para a morte! Pobres, negros, gays, índios, mulheres e pesquisadores precisam reagir ao mal que foi instalado em nosso Brasil!
           O cronista é um professor que está cansado de ver esse governo escravizar o povo sofrido de nossa nação. Para calar a voz dos oprimidos, ele aprovou uma ajuda de 150 reais para as famílias carentes, enquanto eles, os governadores, os senadores, os deputados, os juízes e tantos outros envolvidos nesse cruel sistema reprodutor de opressão vivem em suas mansões a receber seus altos salários! Imunizados já foram da doença, o resto é resto, Mas do castigo de Deus ninguém escapa! E é por causa desse “resto” que eu, cronista, crítico da realidade, trago à tona, a verdade como ela é, nua, pura e sofrida! Chega! Vamos tirar esse não-ser de nossa gigante nação! 





Conto publicado no livro "Contos de Grandes Autores"
Edição Especial - Maio de 2021

Visitei a Antologia on line da CBJE e estou recomendando a você.
Anote camarabrasileira.com.br/contout21-004.html e recomende aos amigos