Regulamentos Como publicar Lançamentos Galeria Quem somos Página inicial


Projeto Saber Cordel Edições extras BrLetras Como adquirir Contato
Literatura de Cordel


Manoel Camilo dos Santos
Guarabira / PB

Colaboração de Arievaldo Viana

O poeta Manoel Camilo dos Santos escreveu e publicou a sua autobiografia, em prosa e verso, constituindo-se a principal referência para qualquer pesquisador que pretende escrever sobre o poeta. Camilo nasceu no dia 9 de junho de 1905, em Guarabira-PB, filho de Antônio Camilo Pereira e Maria Tomás dos Santos.
Viveu da agricultura até os 18 anos de idade, dedicando-se em seguida ao comércio ambulante com uma tropa de burros de seu pai. Casou-se com 24 anos e passou a morar em João Pessoa, onde adotou a profissão de cantador de viola, na qual permaneceu até 1940. No início da década de 40 escreveu seus primeiros folhetos e estabeleceu-se com uma pequena tipografia em Guarabira, no ano de 1942. Transferiu-se em seguida para Campina Grande-PB, onde montou a folheteria "Estrella da Poesia", mas também atuou como poeta e editor em Natal-RN. Em fins de 1975, Camilo estimava haver escrito mais de 150 obras (de 8 a 40 páginas), o que dá uma média de 18 mil estrofes.
É autor de um dos maiores clássicos da literatura de cordel, o utópico poema "Viagem a São Saruê", onde denota alguma influência do mestre Leandro Gomes de Barros, autor de "Uma Viagem ao Céu", onde encontra-se visível similaridade com o poema de Manoel Camilo. Além da sua obra, constante de mais de 150 títulos, Camilo editou grandes poetas como João Melchíades Ferreira, de quem adquiriu toda a propriedade literária após o seu falecimento. Lançou também outros autores como Manoel Pereira Sobrinho, Cícero Vieira (Mocó) e Manoel Monteiro. Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 9 de abril de 1987. O general Umberto Peregrino, seu amigo e admirador, criou no Rio a "Casa de São Saruê", hoje sob a guarda da Academia Brasileira de Literatura de Cordel - ABLC, que tem à frente o poeta Gonçalo Ferreira.

Os títulos mais representativos de sua obra são:


- A GRANDE PELEJA DE IVANILDO VILANOVA COM MANOEL CAMILO DOS SANTOS
- A MULHER É A SANTA DESTE MUNDO
- A RAINHA DAS FADAS
- AS AVENTURAS DE PEDRO QUENGO
- AS GRANDEZAS DO SERTÃO
- AS PALHAÇADAS DE BIU
- LOURIVAL E TEREZINHA
- MANOEL CAMILO DOS SANTOS - ÚLTIMAS GLOSAS DO POETA
- NASCIMENTO, VIDA E MORTE DE JESUS CRISTO
- O CABOCLO DO BODE
- O FILHO DE ZÉ GARCIA
- O NASCIMENTO, VIDA E MORTE DE MARIA SANTÍSSIMA (NOSSA SENHORA)
- O SABIDO SEM ESTUDO
- O VALENTÃO SEBASTIÃO
- OS MONSTROS DA PARAÍBA
- UM BEATO PISTOLEIRO OU O ALEIJADO DA CRUZ
- UM GRANDE MILAGRE DE SÃO FRANCISCO DE CANINDÉ
- VARELA, O MONSTRO DO PAGEÚ
- VIAGEM A SÃO SARUÊ
- VIAGEM DE UM TROVADOR


| Página inicial | | Lançamentos |
| Assessoria Editorial | | Biblioteca virtual | | Cordel |