Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Oelton Medeiros dos Santos
Marabá / PA

 

  Artigos de esplendor

           

- Mãe, hoje eu descobri que eu cresci, é que de repente eu me vi tão sozinho na estrada. (MÃE - Rick e Renner).
- Aí, irmãos, tudo na vibe?
Nossa mãe está se sentindo sozinha, sempre me fala, quando me liga, que vocês pararam de ir em sua casa, quase não a procuram.
O Dilson sô vê ela na porta, nem entra em sua casa.
Eugênio só vai lá quando precisa vir em Janaúba e passa lá nas carreiras.
Margareth só fala do trabalho e de seus amigos.
Luzinha só fala da política, do sindicato e da escola.
Sônia fala da escola e também de uma sociedade utópica, a princípio, seria uma sociedade proposta por Karl Marx, uma sociedade perfeita, onde todos somos iguais, sem diferenças.
Wilson nem se fala.
O único que sempre a procura para saber como ela está é o Helinho, mesmo com os problemas que está enfrentando.
Ela fala que antigamente vivia rodeada de pessoas, das primas, filhas da tia Hilda, não faltava ninguém no almoço de domingo... fala que não tem mais condições, que acabou não fazendo o almoço, os bolos e os biscoitos. 
A solidão pode prejudicar sua saúde, é um fator de risco de morte prematura entre os idosos, vocês têm que interagir mais, dar atenção e ouvi-la mais... ela está vulnerável e se sente sozinha, talvez queira mais atenção, qualquer atenção é melhor que nenhuma.
Por isso peço a vocês que no domingo, façam uma vaquinha com todos, comprem a carne, o arroz, a verdura, a bebida, pois todos aí gostam de tomar uns gorós, e voltem a reunir na casa dela para fazer o almoço e festejar.
Viver assim, sozinha é horrível e pode trazer problema de saúde para ela
Quando me liga, fala que ninguém nunca a convida para nada, que as pessoas sempre a evitam, não conversam mais com ela, não participam dos problemas com ela... parece que ela tem ciúmes quando vocês visitam o pai, ela se sente rejeitada, isso só faz ela se afundar ainda mais na solidão e se isolar.
O seu aniversário está chegando, programem uma surpresa para ela, comprem um bolo e convidem todos, os outros irmãos com os netos dela. Mas quando fizerem essa confraternização, lembrem-se de limpar tudo, deixar tudo em ordem, pois a mesma já está de cabelos prateados, não tem mais forças para fazer isso sozinha.
Lembrem-se de que todos nós estamos envelhecendo, temos nossos filhos e não queremos ser também esquecidos, dessa maneira isso servirá de ensinamento pedagógico para eles.
Tenham mais paciência com o pai e a mãe, ouçam eles, mesmo que tenham ouvido a história várias vezes. Sei que todos nós temos nossos afazeres, e a vida que levamos hoje em dia muitas vezes acaba nos afastando dos amigos e familiares, cada um tem que carregar a sua cruz mas isso não serve de desculpa, temos que arrumar tempo para nós e nossa família.
Sei que estou longe, mas tenho minha parcela de culpa por isso, não vou tentar justificá-la.
Os cães, os gatos, as galinhas e as plantas são seus amigos e companheiros especiais, ainda bem que não vendeu parte do terreno, fala com muito orgulho de seus bichos de estimação e das plantas e isso não me causa nenhum transtorno, é difícil ela não falar deles quando me liga ouço sempre com atenção.
Aprendam com a mesma, sejam felizes com o que têm, não vivam de aparências... valorizem a vida.
E por último peço a vocês, sejam irmãos do opa, todos temos a mesma religião, dediquem-se a ela, pois todas as religiões pregam a bondade, o respeito e o amor ao próximo, é bom praticar essas “regras” isso nos traz paz de espírito e um sentimento acolhedor que farão com que nos sintamos tão bem que nenhuma adversidade nos desanimará. E mesmo se você não seguir uma religião, procure seguir essas regras do bem, pois "aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal".
Parabéns Mãe Santa, muita Paz, Saúde e Longevidade...Friedrich Nietzsche e seu filho mais Velho, Oelton Medeiros.

 

 
 
Conto publicado no livro "Contos de pura sedução" - Janeiro de 2017