Denise Pinheiro Mourão
Belém / PA

 

 

Zé das Correntinhas 





            Existia na Vila , um morador, homem muito trabalhador e amigo de todos. Era seu Zé, pescador de profissão, seguindo a vocação da família. Somente uma pessoa não gostava de Zé, era uma implicação desde criança, Analinda, filha do Zé Botão (Amâncio), menina bonita, mais sem nenhum respeito com ninguém.
            Todos cortejavam a moça, e ela ia colecionando namorados. E quando Zé Pescador, passava a piscava para ela, a mesma cuspia e desfazia dele, dizendo:
            - Sai pra lá, fedorento, credo!
            Mas o Zé Pescador não desistia, deixava açaí, peixe frito, pupunha na venda do Zé Botão, que trabalhava no Bar do Machão. E ela nem aí para os presentes do mesmo. Acontece que os anos iam passando e Analinda não conseguia se casar, e todo dias os xavecos do seus pais, a atormentavam, ela a parar de estudar, e não queria trabalhar de domestica, todo o dia era o mesmo lenga-lenga:
            - Tu vais ficar até quando nesta boa vida?
            - Maninha, te mexe!
            - Vai atrás de alguém pra te sustentar, sua abestada!.
            Analinda chorava e pedia em novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: um marido. Todas as suas amigas estavam casadas e Analinda servia de chacota, eram muitos apelidos e impropérios: "encalhada, vai ficar pra titia!" Ela se benzia e sofria a cada impropério.
            Eis que surge uma solução, o seu pretendente, Zé Pescador, ganha um prêmio na loteria (hoje seria um valor aproximado de cinquenta mil reais). E ela, que nem suportava olhar o Zé Pescador, de repente, passou a morrer de amores por ele.
            O casamento foi marcado as pressas, Florência, a costureira da Rodovia Arthur Bernardes, foi chamada para fazer um vestido todo de renda a pedido da noiva. O  Zé Pescador, estava feliz, e gabava-se nas rodadas de cerveja, Eu tenho sorte no jogo e no amor! Casaram-se, e na primeira viagem de Zé Pescador, sua esposa o traiu com Zé dos Porcos. E cheia de remorso e peso na consciência, fez o peixe mapará pra ele, e ofertou-lhe uma correntinha de outro com desenho de um porco. E assim seguiu-se a sina de Zé Pescador, que a cada viagem ganhava uma correntinha com um desenho diferente; um ônibus, um pão, uma carta, etc...
            E Zé Pescador, ficou conhecido como Zé das Correntinhas, nunca mais ganhou na loteria, mas ficou com seu amor. E a pergunta que os moradores se faziam na época era: Será que foi falta de sorte no jogo, ou falta de sorte no amor?

 

 

 




Conto publicado no livro: "Devaneios"- Edição 2022
Fevereiro de 2022

Visitei a Antologia on line da CBJE e estou recomendando a você.
Anote camarabrasileira.com.br/devaneios21-011.html e recomende aos amigos