Isabel Cristina Silva Vargas
Pelotas / RS

 

 

Uma questão de respeito

 

          

Mirela é  uma jovem bonita,simpática  e com uma profissão. É manicure. Estudou até  o final do ensino médio e tinha como plano iniciar a faculdade este ano.
Filha de pais separados.Ele mora em outra cidade com a outra esposa e uma filha já moça. 
A mãe  mora na cidade de Mirela junto a outra irmã casada.
Com dezessete anos engravidou mas o relacionamento não  durou. Morou uns anos com os avós enquanto o filho era pequeno.
Quando começou a trabalhar colocou o filho João  na creche, alugou um apartamento que aos poucos foi mobiliando e tendo uma vida organizada.
Fez cursos em sua área e era muito bem  relacionada.
Quando  João estava com seus dez anos bem vividos, em boa escola,boas notas,amigos,fazendo futebol fora do horário escolar ,sua mãe  arrumou um namorado em uma festa. 
Namoraram cerca de uns dois anos, apesar de ele ter uma índole meio agressiva e ter problemas familiares que irromperam bem na época que estavam se relacionando. Associado a isso também  diríamos que Mirela não confiava na total fidelidade dele.
Por isso, brigaram.
Não  tinha se passado trinta dias do rompimento e a jovem descobriu que estava grávida. 
Foi um susto e uma confusão.Ele  ate' questionou se o filho era dele o que,sem dúvida,  a feriu. Mantiveram-se separados até perto  do bebê  nascer quando ele a convenceu a desalugar o apartamento,deixar o trabalho e vir morar com ele distante do centro, do local onde ela morava e da escola do filho dela.
Aí,  sem casa dela, sem dinheiro, ele voltou a ser agressivo, inclusive exigindo que João mudasse de escola, fosse de ônibus,    sozinho alegando não ter obrigações com o menino e mais do que isso, usando de violência psicológica com ele e com ela. 
Antes do bebê  nascer ela saiu da casa dele levando João,  suas roupas e foi morar com a avó  tal como havia feito quando teve o primeiro filho.
A crianca nasceu,ele a registrou,mas eles continuam separados.
Ela aguarda a menininha crescer mais um pouco para recomeçar tudo de novo
só  ela e os dois filhos.
Não  duvido que ela irá  conseguir.

 

 

 
Poema publicado no livro "Data venia!... E tenho dito!" - Contos - Março de 2018