Claudia Fontenele da Silva
Águas Claras / DF

 

 

E daí?... Como ficamos?

 

        

                Camilo estava com o coração sobressaltado. Ele queria viver intensamente cada emoção dessa nova fase de sua vida. Ele abandonou sua esposa e seus filhos para se aventurar em um relacionamento que era desaprovado por grande parte da sociedade arcaica.
                - Que se dane o que vão pensar de mim! – assim pensava Camilo. Para ele, o que importava era o que seu coração estava querendo neste exato momento. Estava agindo como um adolescente apaixonado. Só tinha olhos para Felipe.
                Fazia algum tempo que ele havia conhecido Felipe num lava a jato. Felipe tinha uma oficina mecânica próxima ao lava a jato. E, Camilo foi levar o carro para ser lavado, quando ele avistou Felipe pela primeira vez. A partir daí, ele passou a ter encontros secretos com Felipe.
                Camilo costumava se encontrar com Felipe num motel todas as tardes, durante o horário de almoço. Ele agia assim para que sua esposa Regina não desconfiasse de nada, pois sabia que a mesma era profundamente apaixonada por ele e, ela não tinha a menor desconfiança acerca de suas escapadelas para se encontrar com o jovem de olhos verdes que havia despertado sua homossexualidade.
                - Enquanto Regina não desconfiar, poderei extravasar minha paixão – pensando dessa maneira, Camilo flertava com o perigo e, isso lhe causava um bem-estar físico e emocional grandíssimo.
                Quando Camilo chegava do trabalho, ele trocava de roupa e se dirigia para a academia do prédio em que morava. Ele precisava manter seu corpo em forma para agradar seu parceiro Felipe, uma vez que Felipe era muito mais jovem do que ele, e a adrenalina das atividades físicas faziam com que Camilo tivesse uma desculpa para permanecer cada vez mais ausente de seu lar.
                Regina começou a se sentir muito solitária. Seu marido, cada dia que passava, ficava tão distante na cama. Ele já não era o homem carinhoso de antes; começou a negar-se em cumprir com seu papel de esposo. Sua alegação era que estava com problemas hormonais e necessitava fazer um tratamento médico. Regina aceitava a situação com um conformismo de quem tudo crê. Para ela, seu marido não tinha motivo para mentir. Ela o amava demais. Era quase que uma idolatria. Camilo era seu amigo, seu esposo, seu companheiro de viagem; tudo que faziam era junto. Não havia razão para desconfiar do esposo.
                Certo dia, Camilo chegou a seu apartamento e, como de costume foi tomar banho, porém ele não trancou a porta do quarto. Regina entrou no quarto enquanto Camilo tomava banho. Ela viu sobre a cama um papel com pornografia homossexual. Ela ficou lívida. Respirou fundo e, esperou seu marido sair do banho para perguntar-lhe sobre o que significava aquilo. Camilo disse que era um papel antigo, de quando ele era praticante do homossexualismo. Regina não acreditou. Ela sabia que o papel estava muito branco para ser antigo. Se fosse antigo, o papel estaria amarelado.
                A partir desse acontecimento, a vida de Camilo e Regina mudou drasticamente. Ela já não confiava nele e, ele estava tão obcecado por Felipe que não conseguia agir com a razão. A família pouco importava para ele. Ele até tentava esconder seus sentimentos, no entanto, sua vida com Regina era um martírio.
                Camilo passou a dar muita bandeira. Em outra ocasião, Regina encontrou preservativo na pasta de trabalho de Camilo. Para piorar as coisas, Camilo mentia descaradamente acerca de seus sentimentos. Dizia, de pé junto, que Regina estava levantando falso contra ele; que ela estava imaginando coisas. Ele chegou a fazer com que a família de sua esposa pensasse que ela estava surtando; que ela precisava ser internada novamente, já que ela havia sido internada em 2013, por ter tentado contra a própria vida.
                Foi preciso abrir o jogo com a família. Regina contou o que estava acontecendo para as filhas e para a sua mãe. Ela também contou para o pastor de sua igreja. Mesmo assim, Camilo não admitiu sua traição. Ele estava em negação. As brigas foram ficando constantes. O que Regina queria era que Camilo admitisse sua culpabilidade e fosse sincero.
                Quando Camilo admitiu a verdade, ele disse que intencionava pedir o divórcio para legalizar o seu relacionamento com Felipe. Regina não queria que isso acontecesse. Ela queria lutar pelo casamento.
                Camilo propôs, em certa ocasião, que ele, Regina, suas filhas e Felipe fossem juntos assistir ao espetáculo do Circo Imperial Chinês que iria se apresentar em Brasília. Ele chegou a comprar os ingressos, mas Regina escondeu os mesmos para que esse absurdo não acontecesse. Camilo foi ao espetáculo sozinho, apesar de ter comprado novos ingressos para ele e para Felipe. Felipe deu o cano nele. Regina acabou indo ao espetáculo com seus três filhos e com um amigo de seu filho.
                Um ano antes, Camilo viajou com toda a família para o Nordeste. Para Regina, a viagem foi desastrosa. Camilo maltratou-a muito; não com agressões físicas, mas com agressões psicológicas. Ele já demonstrava certa indiferença para com o bem-estar de Regina. Já não a beijava nem andavam de mãos dadas.
                 -E daí? Como ficamos? – Camilo e Regina se divorciaram, depois de uma longa batalha judicial. Felipe deu o pé na bunda de Camilo. Camilo sofreu horrores com o coração partido. Regina amargou um divórcio, onde acabou saindo com uma mão na frente e outra atrás; pelo menos, até o presente momento.
                E daí?... Como ficamos?
                O ontem já passou. Hoje, não há arrependimentos. O amanhã, este pertence a Deus. E, como ficaremos? Eu não sei. Só sei que a vida é ação.
Devemos aprender a amar nossos semelhantes. Devemos, também, aprender a nos desapegar das pessoas, dos bens e da própria vida. O que realmente importa, agora, é saber recomeçar e perdoar a quem nos ofendeu, a quem nos magoou. O que importa não é o já, mas o que ainda será. E o que será, Deus o sabe.
Moral da vida conjugal:
 Doar-se demasiadamente para o cônjuge é prejudicial! Ele pode estar sufocado com seu amor porque pensa que “um novo amor é a solução”! Não sabendo ele que amor verdadeiro é o que se doa e não busca seus próprios interesses.

 

 

 
 
Poema publicado no livro "E daí?... Como ficamos?..." - Edição 2019 - Janeiro de 2020