Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Rodrigo Cezar Limeira

Sou alguém que busca...
...valorizar a cultura, em especial a literatura, como forma de promover o desenvolvimento do senso crítico e da consciência da sociedade, acerca dos problemas que a afligem; E que procura também estimular a formação do caráter individual de cada um. Nessa ótica, sou um construtor de textos (poeta) engajado num ambiente (Brasil) que pouco valoriza a literatura, tendo como conseqüência, a desvalorização do ser humano e da ética. O resultado é então catastrófico, fome, miséria, injustiça de toda natureza. Para quem ainda não me conhece, sou natural de Patos-PB e residente em Campina Grande, sou Bacharel e mestrando em Meteorologia pela UFCG – Universidade Federal de Campina Grande, e desenvolvo atividades secundárias de poeta e compositor.

Meu interesse pela poesia
Meu interesse pela poesia surgiu por volta de 1992, quando tive contatos com os poemas de autores românticos brasileiros, na minha época colegial. Daí então comecei a me identificar com as obras de Álvares de Azevedo, Casemiro de Abreu, Fagundes Varella. Em 1993, comecei a produzir os meus primeiros textos, como um dom descoberto, ou como uma necessidade, pois preciso em muitos momentos extravasar o que me aflige.
Arte é a capacidade que cada um tem de produzir cultura, e assim gerar questionamentos e entretenimento, seja de natureza individual ou em grupo.

Meu eu e meu mundo
Minha obra fundamenta-se basicamente em meu eu interior. No meu primeiro livro “Recitais de Emoção”, denuncio uma realidade puramente interior, uma grande falta de sintonia entre meu eu e o mundo, e o resultado dessa discrepância são poesias caracterizadas pela crise existencial, solidão e amores obsessivos e irrealizáveis. O livro, com poesias escritas de 1993 a 2005 contém os textos que marcam os momentos mais difíceis de minha existência. Hoje, como poeta e ser humano, estou mudado, os textos estão mais maduros e eu também, o enfoque de meu eu atual é mais social, político e de inter-relação entre o homem e o universo, estou mais realista, e me sinto melhor assim, acho que não adianta mais viver de ilusões, a vida é muito dura e racional, e trilhar pela razão é o caminho correto pra se livrar do sofrimento. Assim acho que minha obra hoje retrata mais a verdade que me cerca, que superou o passado fantasioso, de um homem sofrido e ultra-romântico. Para mim cada autor deve se preocupar em estar compromissado com a arte de escrever, desde que sua obra possa trazer algum crescimento ao leitor, e principalmente ás futuras gerações.

Autores preferidos
Atualmente meus autores preferidos são Mario Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Ronaldo Cunha Lima, Solange Rech e Fernando Pessoa. Para mim, a Rosa do Povo, de Drummond, é um ápice da simplicidade e ao mesmo tempo, qualidade em verso branco. No entanto, de tudo que já li, o que mais me impressionou foram os sonetos de Solange Rech, que têm uma perfeição esplendorosa.

A CBJE
Conheci a CBJE a partir da necessidade de mostrar meus poemas para o Brasil, tirá-los da gaveta e participar dos concursos literários. Lembro-me da primeira vez em que digitei na pesquisa do Google “Concurso de poesia”, a primeira entidade que me deu essa oportunidade foi a CBJE, e ela foi de fundamental importância para o crescimento e difusão de meu nome como escritor, já que realiza um trabalho de divulgação de grande qualidade dos escritores selecionados em suas antologias. Tenho participações atualmente 35 antologias impressas no Brasil, e a CBJE foi sem dúvida a entidade percussora e que mais contribuiu com apoio a minha produção textual.

Mensagem para quem está começando
É preciso acreditar no sucesso, mas com bastante cuidado, nosso país é um campo fértil para críticas destrutivas, principalmente de muitos que nos cercam. Inúmeras vezes ouvi falar que não valia a pena perder tempo com poesia, para mim vale, então enquanto muitos falavam e eu não escutava, e continuava a fazer meu trabalho discretamente. Hoje os que me criticavam, já começaram a ver diversos sites de literatura onde tenho página pessoal e poesias publicadas. E tenho satisfação em dizer que o mais importante é nunca desistir, participar de concursos literários, academias de letras e antologias como as da CBJE, que são de grande importância para divulgação do trabalho de qualquer autor. Mas também é necessário assim como em tudo na vida, não sonhar alto demais, para evitar possíveis desilusões, ser consciente que sempre há algo a melhorar, e se empenhar no aperfeiçoamento da criação literária pessoal.

Contato:rodrigocezarlimeira@yahoo.com.br