Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Jussára C. Godinho

Muito prazer...
Sou Jussára C Godinho, também conhecida sob o pseudônimo de Ju Virginiana, nascida na Serra Gaúcha, cidade de Caxias do Sul, Terra do frio, da uva e do vinho e da Festa Nacional da Uva!
Sou formada em Letras - Português e Espanhol - considero-me uma Professora dedicada, apaixonada pela profissão. Acredito que é possível ensinar e aprender com alegria, descontração e emoção, através da Literatura e principalmente da Poesia!

A poesia já nasceu comigo
Creio que a Poesia já nasceu comigo, faz parte de mim, pois tenho certeza de que a Poesia está em tudo e em todos, ela é a própria Vida!
Amo ler e adoro escrever! Escrevo desde os tempos de menina e da fase áurea da adolescência, em que afloram intensamente todos os sentimentos, e, com eles, a necessidade de extravasá-los, deixando-os rabiscados em folhas e mais folhas de papel.
Mas meus escritos permaneceram guardados, engavetados e bem escondidos, sem a menor intenção de saírem do anonimato durante muitos anos, até que resolvi revisitá-los e organizá-los. E com esse trabalho e a utilização dos recursos gráficos da modernidade fui percebendo o valor de tudo o que estava escrito, então, bateu no peito um desejo incontrolável de compartilhar e resolvi mostrar às pessoas um pouco dos meus sentimentos e minhas percepções da vida ali registradas em versos e rimas.

Uma necessidade, uma mania, um vício
Nós, seres humanos, somos dotados de todos os dons, basta desencantá-los e deixar-nos apaixonar por eles. Escrever é descobrir o prazer de observar e registrar em forma de palavras, imagens poéticas, versos e rimas a própria vida! Isso é Arte, a arte de Viver! E, ao descobrir esse prazer, escrever acaba tornando-se uma necessidade, uma mania, um vício!

Minha poesia é a minha vida
A minha obra é o conjunto de muitos momentos vivenciados e poetizados!
Poesia é a sensibilidade da Vida. É a percepção aguçada de tudo o que nos cerca. E a minha Poesia é a minha Vida, na qual estão inseridas a minha verdade, a minha fantasia, os meus sentimentos, a minha percepção dos fatos que me cercam e, também, o meu compromisso com a realidade, com a sociedade, com a arte!

Autores preferidos
É maravilhoso poder constatar que, tanto na Literatura Mundial, como na Literatura Brasileira, tenho muitos autores consagrados a citar, mas dentre esses tantos, destaco Castro Alves, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Mario Quintana e Cecília Meireles, os quais sempre me surpreendem e impressionam. Toda vez que deparo com um texto desses autores, sinto o mesmo arrepio que senti quando os li pela primeira vez, tamanha é a sensação de cumplicidade com os seus sentimentos.
Livros que guardei no coração? São tantos que não poderia citar apenas um ou outro, mas lembrar a quantidade de riquíssimos textos espalhados em valiosas obras de consagrados autores, grandes e ilustres personagens da nossa literatura.

A CBJE
Conheci a CBJE quando navegava na internet em busca do sonho de ver publicados meus textos. E mesmo com um pouco de receio, ainda não havia constatado a dedicação e responsabilidade da equipe, enviei meu poema “Trabalho é Vida” para fazer parte da Antologia nº 32 e a crônica “Meninos de Rua”, em Novos Talentos da Crônica Brasileira nº 7.
A minha alegria foi imensa ao ver meus textos selecionados e, mais tarde, receber os livros editados com qualidade e beleza, fruto de um trabalho sério. Depois disso, publico meus textos com freqüência, pois os lançamentos da CBJE são irresistíveis.
A CBJE, seguramente, é responsável por importante parte do crescimento da minha pessoa como escritora, pois, no momento em que tive meus textos publicados e participação na Galeria de Autores, senti minha obra valorizada, fiquei mais confiante e lisonjeada, já que a equipe de trabalho da CBJE é séria e responsável com aquilo que se propõe a fazer.

Mensagem ao novos
Penso que quem escreve está sempre começando, pois cada texto que nasce é sempre um recomeço. Escrever é uma séria brincadeira, em que os conhecimentos e os sentimentos bailam e se ajeitam, formando blocos de palavras que encantam e fazem refletir.
O que poderia dizer às pessoas que estão começando a escrever é exatamente o que eu faço e sinto: escrevam com o coração, pois para escrever é necessário paixão, amor à Vida e o desafio de traduzir todas as circunstâncias da vida em estrofes, carregadas de Poesia, para que se tornem leves e penetrantes na alma de quem as lê.
...

Vivo a Poesia!

Vivo a Poesia, contida no meu dia-a-dia
Respiro Poesia na dor e na alegria

Sonho a Poesia, escondida nos meus devaneios
Necessito da Poesia para os meus anseios

Abraço a Poesia, que me conduz
Vejo a Poesia tão cheia de luz

Canto a Poesia com o beija-flor
Sinto a Poesia no teu calor

Degusto Poesia com gosto de vinho
Percebo a Poesia no teu carinho

Acredito na Poesia, jorrando magia
Vivo a Poesia, contida no meu dia-a-dia

Vivo a Poesia!
Viva a Poesia!


Contato:jussarago@hotmail.com