Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.



Ilda Maria Costa Brasil

Quem sou eu
Chamo-me Ilda Maria Costa Brasil; sou Professora de Literatura, Língua Portuguesa e Redação; Membro da Associação Artística e Literária “A Palavra do Século XXI”/Cruz Alta/RS; Associação Artística Cultural de Restinga Seca/RS; Sociedade Partenon Literário/Porto Alegre/RS; Casa do Poeta Rio-Grandense/Porto Alegre/RS; Associação Gaúcha dos Escritores Independentes/Porto Alegre/RS; Academia Literária Gaúcha, Porto Alegre/RS; Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, Porto Alegre/RS; Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias/Rio de Janeiro/RJ; Accademia Internazionale Il Convivio/Castiglione di Sicilia/Italia; Membro Efetivo da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores; Academia de Letras Rio - Cidade Maravilhosa/Rio de Janeiro/RJ, Academia Cachoeirense de Letras, de Cachoeiro de Itapemirim/ES; Colegiado Acadêmico do Clube dos Escritores Piracicaba/SP; Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores, fundada por Efigênia Coutinho e do Projecto Cultural ABRALI, Curitiba/PR; natural de Restinga Seca/RS e colaboradora de várias revistas literárias e jornais. Tenho sete livros publicados: Pragas ou Anjos: Uma História Especial! - Conto; Chave e Fechadura: Uma História de Descobertas! – Conto; Peças de Um Mesmo Tabuleiro: Uma História Ímpar! – Conto; A Magia do Encontro - Contos e Crônicas; Emoções e Arte – Poesias; Lembranças e Vivências – Poesias; Três Gotas de Poesia – Haicais, todos pela CBJE, do Rio de Janeiro/RJ e, há muitos anos, resido em Porto Alegre /RS.

Meu interesse pela poesia
Meu interesse pela poesia e/ou pela literatura surgiu na adolescência. À medida que as idéias surgiam, eu corria para registrá-las, e, a cada momento, inúmeros encantamentos e descobertas.
Escrever é uma arte de inegável valor que age nas emoções e nos estados profundos da alma do próprio autor e de seus leitores; ora por meios diretos, ora por meios indiretos, além de nos mostrar a fusão de imagens, de música e de cor apreendidas pelos sentidos e pelo tempo. Geralmente, apresenta o amor pelos mais variados prismas: o material, o espiritual, o platônico e o sensual. A Literatura nos abre horizontes e caminhos, sendo seus ensinamentos oferecidos através da leitura. Um bom livro é uma grande aula, onde personagens escrevem caminhos tendo como substrato grandes princípios.

Compromisso com a realidade
Ao produzir meus textos, sem dúvida, estabeleço fortes relações com a minha história de vida. Sinto-me bastante responsável e comprometida com a realidade, pois, eu, muitas vezes, recupero, em minha obra, a memória de um tempo passado, de sonhos acalentados, reconstruindo retalhos de minha existência ou refletindo sobre a própria existência humana. Sem dúvida, transpasso-lhes muito de minhas vivências, de meus medos, de minhas dúvidas, de minhas indagações, de minhas saudades e, ao mesmo, de minhas esperanças, de meus objetivos a serem vencidos, para, ao final, reunir mulher, filha, mãe, avó, educadora, amiga e olhar para frente, para a certeza de que é preciso começar sempre e desafiar-me sempre.
Recentemente, recebi uma belíssima carta da Escritora Luciane Fernandes Rodrigues que dizia: “- Acabei descobrindo uma maneira interessante de te conhecer: estou lendo os teus livros. Mais precisamente, estou lendo ‘A Magia do Encontro’. Quase um diário de recordações. [...] Sendo assim, estou ‘lendo-te’. Demoro um pouco nesta tarefa. Há textos que leio como se bebesse um bom vinho: lentamente. Há histórias que me divertem como aquela do dedinho anular quebrado na véspera de Natal; outras me intrigam, confundem-me... Releio-as.”
Logo, nós autores temos um grande e constante compromisso com a realidade, já que, através de nossas produções, podemos transpassar valores, princípios, esperança, sonhos e alternativas para que outras pessoas também sejam construtores de um mundo melhor e mais digno, isto é, um mundo de paz e felicidade.

Meus preferidos
Entre a fantástica lista de autores nacionais e internacionais, tenho preferência por Victor Hugo, Machado de Assis, Luis Antonio de Assis Brasil, Moacyr Scliar, Luís Fernando Veríssimo, Milton Hatoum, Rubem Alves, Walcyr Carrasco e Bartolomeu Campos de Queirós, Da galeria de obras que aprecio, destacam-se: Incidente em Antares, de Erico Verissimo; As Torrentes de Santa Clara, Liberato Vieira da Cunha; Os Miseráveis, de Victor Hugo; O inspetor geral, de Nicolau Gogol e A Saga do Gaúcho Martín Fierro, de José Hernandez. Atualmente, há muitos escritores produzindo narrativas de expressiva qualidade. De tudo o que li até hoje, dois fatos me impressionaram muito. O primeiro, a conspiração de três personagens que ocasionaram a prisão do marinheiro Edmond Dantes, do clássico “O conde de Monte Cristo”, de Alexandre Dumas, por quinze anos, mudando completamente a sua vida e o segundo, a história de Jean Valjean, personagem principal do clássico “Os Miseráveis”, que foi condenado a trabalhos forçados por ter roubado um pão em um dia em que os filhos de sua irmã tinham fome; libertado 19 anos depois.

A CBJE
Em 2005, ao navegar na internet, acessei o Site da Câmara Brasileira de Jovens Escritores e, a partir daí, esse navegar tornou-se uma rotina. Minhas visitas propiciaram-me e propiciam um fascinante exercício intelectual, aguçando-me a subjetividade e os estados de espírito da alma. A CBJE também me ensinou a lidar com as adversidades da vida, sendo, muitas vezes, um refúgio, um ombro amigo e, acima de tudo, um caminho de encantamento e de magia.
Em 2007, através da CBJE, publiquei “Pragas ou Anjos: Uma História Especial!” (Conto); “A Magia do Encontro” (Contos e Crônicas); “Emoções e Arte” (Poesias); “Lembranças e Vivências” (Poesias); “Chave e Fechadura: Uma História de Descobertas!” (Conto) e “Três Gotas de Poesia - (Haicais”. Ao abrir as caixas com os livros, o ensejo da descoberta e, conseqüentemente, conhecimento e sonho alcançados. Cada momento foi um andar novo repleto de fascínio e de surpresas, importantíssimos para eu viver e encontrar ecos para outras aspirações. Em dezembro de 2008, foi lancei “Peças de Um Mesmo Tabuleiro: Uma História Ímpar!” (Conto).
Serei, eternamente, grata à CBJE pela expressiva participação no meu crescimento como autora. Esse Grupo tece espaços e oportunidades aos novos escritores ao realizar com muita seriedade o seu trabalho. É possível perceber, da parte deles, muito amor pela literatura e extremo profissionalismo, assim como grande comprometimento com a realidade, que, às vezes, é cruel, mas pode ser sempre abrandada com amor e com bons exemplos de esperança e de entusiasmo pela vida.
À CBJE, os meus parabéns e votos de muito sucesso.

Aos novos autores
Aos novos autores, eu aconselho que leiam bastante e que registrem suas emoções, sentimentos e vivências. Certamente, imaginário e realidade interligarão valores e comportamentos, possibilitando-os a conhecer valores e horizontes que só as palavras podem expressar e reter.
O leitor e o escritor se constroem no jogo da sedução, do envolvimento e do desafio que só um bom texto pode oferecer. A leitura e a produção textual mobilizam esferas do homem dificilmente acionadas, como a sensibilidade, a subjetividade, o gosto e a caminhada de cada um dos leitores. Ler é aventurar-se pelo universo da fantasia e do mágico, podendo também refletir sobre os diferentes contextos que compõem a realidade em que estamos inseridos; reflexões, essas, que nos permitem andar por diversos caminhos.

 



Contato:ildamaria.brasil@gmail.com



Ilda tem diversos livros publicados pela CBJE, sendo uma das autoras mais presentes nos projetos da Câmara.

Em co-autoria com Alunos
do 3º Ano EM
do Conhecer
Porto Alegre
- RS

Uma antologia de obras pueris, que externa a grandeza da alma criança que sonha sua própria realidade. Nessa obra confere-se o talento de uma Professora Gaúcha, no seu incentivo e orientação aos Pequenos Escritores, onde sua colheita se faz excelência. Pensamentos se completam num todo, onde incontidos afãs se alinham em fatos, fotos, poemas e histórias de vida, numa experiência única, os quais denotam um quadro de vivência pura e espontânea. Crônicas, Poemas e Cartas retratam experiências repletas de sensibilidade e leveza, sendo um marco fundamental na autocrítica no desempenho e na criatividade, para uma firmação concreta vindoura e afirmadora das descobertas de seus autores-mirins. Na sublime missão de escrever, revelam-se os sentimentos.

-----

Olhares


Chave e
Fechadura


A Magia
do Encontro


Pragas
ou Anjos


Haikais


Lembranças
e Vivências


Emoções
e Arte