Regulamentos Como publicar Lançamentos Galeria Contato
Projeto Saber Cordel Edições especiais Imprensa Como adquirir

ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Edir de Resende Ramos

Eu sou...
Meu nome é Edir de Resende Ramos, nascida em Teixeiras, cidade interiorana das Minas Gerais. Formada em magistério, sempre trabalhei como voluntária em atividades pedagógicas nas escolas do município, tendo lecionado na APAE da minha cidade e participado de eventos literários como contadora de história.
Desde minha infância, a leitura ajudou-me compreender o mundo em minha volta. Quando já adulta sempre tinha um livro à cabeceira, geralmente de conteúdo espiritualista. O meu interesse pela poesia veio num momento em que uma professora de filosofia oportunizou-nos a produção de texto em sua disciplina. Com o estímulo dos colegas e professores das instituições em que trabalhei consegui desenvolver o que acredito ser um dom muito útil e belo.

Moeda de duas faces
O que escrevo é como uma moeda de duas faces: às vezes reflete o meu encanto com a vida em sonhos e fantasias, outras vezes é um reflexo puro da realidade que vivo; no entanto, sempre uma mensagem refletirá o que penso a respeito das coisas deste mundo. São muitas metáforas, todas verdadeiras. Brotará delas meu amor pela natureza, pelos animais, pelo meu planeta e todo Cosmo.

Meus autores preferidos
Antes de dedicar-me à literatura, comprazia-me em ler os livros de Chico Xavier, um grande formador da psiquê humana. Marcou-me profundamente sua filosofia de vida. Seria injusta em atribuir valor diferenciado às suas obras. São todas incomuns. No âmbito da poesia, indico ler-se Cecília Meireles, Casimiro de Abreu entre tantos outros.

A CBJE
A CBJE surgiu num momento muito oportuno, quando meu filho, Bruno Resende Ramos, também escritor, pediu-me para que confiasse a ele os meus poemas. Disse-me que seriam destinados a um concurso literário de uma excelente editora. Soube da seletividade e vi o belo acabamento do livro que tinha em mãos. Até hoje volto a lê-lo nas horas vagas, uma antologia de contos fantásticos.
A Câmara é um espaço de grande inclusão para novos autores, mas não somente para a produção de trabalhos. Nota-se, indubitavelmente, o crescimento da produção, bem como da qualidade dos trabalhos dos artistas, sempre melhores a cada edição. Como nova autora, incentivo os colegas a não deixarem de participar das antologias, pois a jornada literária é gratificante e prescinde dedicação.
...
Alma de Borboleta

Eu sou uma borboleta
Livre, leve e solta
A voar até o infinito
Sem ter medo da volta.

Voando neste espaço sideral
Mostro minhas cores e beleza,
Louvando com muita graça
Esta linda natureza.

Natureza feita pelo criador.
Sinto-me hoje tão feliz
Por ter sido escolhida
A flutuar neste esplendor.



Contato:edirresende01@yahoo.com.br


Regulamentos Como publicar Lançamentos Galeria Contato
Projeto Saber Cordel Edições especiais Imprensa Como adquirir