Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Zacarias Martins

Quem sou
Paraense, de Belém, mas tocantinense de coração, Zacarias Martins é jornalista profissional, poeta, cronista e ativista cultural. Reside em Gurupi, cidade localizada no Sul do Estado de Tocantins, desde 1983. Tem publicado seis livros individuais: Transas do Coração (1978), O Poeta de Belém (1979), Poetar (1980), O Profeta da Felicidade (1984) Vox Versus (1986) e Pinga-Fogo (2004). Participa com trabalhos em várias antologias literárias.
Foi editor de Perfil (a primeira revista informativa do Tocantins - 1989) e correspondente de vários jornais, entre os quais, O Progresso (Araguaína - TO), Diário Tocantinense (Palmas - TO), O Jornal (Palmas), Cinco de Outubro (Goiânia-GO). Em Gurupi (TO), foi repórter da Folha do Tocantins, Gazeta Esportiva do Tocantins e A Notícia. É articulista do jornal Cocktail (de Gurupi), tendo participado de sua fundação em 1990 e até hoje mantém a coluna semanal Pinga-Fogo. Também foi editor do jornal Gazeta Araguaia (de Formoso do Araguaia - TO) e Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Gurupi. Atualmente é diretor da Regional Sul da Associação Tocantinense de Imprensa, Secretário-Executivo da Associação Tocantinense de Cronistas Esportivos e Assessor de Comununicação do Hospital de Regional de Gurupi.
Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura de Tocantins (1989-1990). Em 1989 também participou da fundação da Academia Tocantinense de Letras, onde ocupa a Cadeira de nº 21. Na Associação de Artes de Gurupi, exerceu vários cargos na diretoria, sendo hoje (2008) Secretário-Executivo da Instituição. Também integrou o primeiro colegiado do Conselho Municipal de Cultura de Gurupi, sendo o eleito seu primeiro presidente (1999-2000). Ajudou a fundar a Academia Gurupiense de Letras, da qual é Secretário-Executivo e ocupa a cadeira de nº 12.

No início, poemas de amor
Meu interesse pela literatura, mais especificamente pela poesia, começou na adolescência, quando eu escrevia poesias de amor, influenciado por Vinícius, Mário Quintana, J.G. de Araújo Jorge e Fernando Pessoa. Para mim, escrever é uma necessidade vital, pois me dá um prazer indescritível. Hoje, os meus autores preferidos continuam sendo estes mesmos que me influenciaram no início de minha carreira.

Uma literatura lúdica
O meu trabalho literário retrata um pouco de mim mesmo, mas de forma debochada, onde o bom humor toma conta de quase tudo que escrevo, principalmente nas crônicas. Faço uma literatura lúdica, usando sempre uma linguagem despojada de peseudo-intelectualismo. Deve ser por isso que mesmo escrevendo para adultos, tenho um público leitor infantil bastante expressivo. Meu trabalho é utilizado nas escolas como ferramenta pedagógica para estimular a produção textual. O Sesc Ler de Gurupi, adotou o meu livro "Pinga-Fogo" para auxiliar o ensino-aprendizagem dos alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos.

Um conselho aos que estão começando
O meu conselho aos escritores iniciantes é o mesmo que sempre repito em minhas palestras: antes mesmo de publicar um livro solo, o escritor iniciante deve participar de várias antologias literárias, pois além de ser mais barata a publicação individual, possibilita que cada participante conheça diferentes estilos literários numa mesma obra. Nesse sentido, quero parabenizar a CBJE que encontrou uma forma prática e econômica de viabilizar as publicações em antologia, transformando-se assim, num grande laboratório de experiências literárias e que tem revelado grandes talentos da nossa literatura que antes, por falta de oportunidade, viviam no obscurantismo.

Contato:zacamartins@gmail.com
<