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ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.

Carmen Lúcia Hussein

Quem sou
Sou poeta e professora universitária. Possuo vários prêmios literários. Meus poemas são publicados em 32 Antologias Literárias. Tenho o livro individual “O Relógio e o Tempo” pela Shan Editores, em 2006, com 20 poesias. Além disso, está em andamento na CBJE, para breve, a publicação do livro individual ”Passagens de Vida“, com 75 poesias. Tenho cerca de 700 poesias realizadas. Nasci em Taubaté, no estado de São Paulo, em 24 de janeiro de 1945. Moro hoje na cidade de São Paulo.

Minha formação
Sou licenciada em Pedagogia pela F.F.C.L.U.S.P no ano de 1967. Sou também Mestre e Doutora em Psicologia do Escolar no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, nos anos 1978 e 1982, respectivamente. Professora universitária, tenho lecionado Psicologia do Escolar, Psicologia da Aprendizagem e Psicologia Educacional nos cursos de graduação em Pedagogia e Psicologia em diversas faculdades no estado de São Paulo. Além disso, lecionei no curso de pós–graduação em “Psicopedagogia”. Realizei várias pesquisas e foram publicadas várias delas em revistas de psicologia. Sou autora dos livros: “Psicologia do Brinquedo:Aspectos Teóricos e Metodológicos “, Edusp e Nova Stella, 1986 e ”Leitura Crítica e Criativa:Ensino e Aprendizagem“. Tive quatro anos de bolsa da CAPES para a realização do mestrado e doutorado. Também estive quatro anos como pesquisadora do CNPq (pós-doutorado) no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. A minha linha de pesquisa é “Leitura e Desenvolvimento Humano“. Trata do efeito de treino de leitura crítica e criativa de textos de literatura infantil em crianças de quinta série. Ainda estuda o efeito deste treino sobre a motivação em leitura e compreensão textual dessas crianças. Tenho realizado também treino destas habilidades usando textos de psicologia em estudantes universitários desta área. Além disso, estudei o efeito do treino de Leitura Crítica e Criativa sobre a motivação e compreensão textual desses alunos. Recebi cinco distinções internacionais que são: 1) “The world who’s who of women” publicada pela “International Biographical Centre“, publicada em 1988; 2) ”5000 personalities of world” publicada pela “American Biographical Institute”, em 1987; 3) ”International Leaders in achievement“ publicada pela ”International Biographical Centre“, em 1988; 4) “International who’s who of professional and business women”, publicada pela “International Biographical Centre”, em 1988; e 5) ” Biography International-A memorial document on men&women of achievement “ publicada pela ”South - Asia Publ. Co”, em 1988.

Meu interesse pela poesia
Tive com a minha mãe, familiares e amigos a influência no interesse pela poesia. Assim sempre li muita literatura e poesia. Também leio psicologia, sociologia e filosofia.. A psicologia permite compreender o ser humano e a vida sobre vários ângulos. Por sua vez, a poesia acrescenta outras nuances. Escrevo para realizar a minha necessidade interior de escrever. A poesia é para mim uma forma de expressar as emoções e sentimentos, buscando o encanto e a delicadeza das palavras e o sentido absoluto da vida. Concordo com Drummond de Andrade (1999) que afirma acreditar com o mesmo fervor na beleza da palavra e no texto elaborado com arte. Assim, aprendi a gostar da literatura através do entusiasmo que ela nos provoca ao nos depararmos com o texto bem escrito. Acho que ela como outras artes é um grande bálsamo na vida e leva o ser humano a superar a fragilidade da situação que o limita.

Relação entre a minha vida e a minha obra
Vejo a minha poesia através das minhas experiências de vida e da realidade que me circunda. Ela expressa o que vejo, sinto e penso. Denota também uma filosofia humanista subjacente. Os filósofos que me influenciaram são os existencialistas ateus e cristãos. A doença e morte de meu querido filho, na flor da idade, influenciou muito a temática de minha poesia. Assim, alguns dos temas que ela trata são questões como fragilidade humana, a finitude da vida, o efêmero, a eternidade, o amor, a saudade e o sentido da vida . A minha poesia expressa alento, consolo e esperança na dor da ausência. Assim, de modo geral, podem ser consideradas líricas. Também são poesias de amor, perda, meditativas, religiosas, crítico-social e algumas do cotidiano. Conforme Drummond de Andrade (1999) a literatura, tal como as artes plásticas e a música, é uma das grandes consolações da vida. Portanto é um dos modos de elevação do ser humano diante da precariedade de sua condição.

Meus preferidos
Li a obra completa de Carlos Drummond de Andrade, de Cecília Meirelles e de Manuel Bandeira e aprecio muito estes poetas brasileiros. Uma obra que muito me impressionou quando jovem e que reli várias vezes foi “Cartas a um jovem poeta”, de Rilke, quando diz nas páginas 24 e 25 que “uma obra de arte é boa quando nasceu por necessidade”. O poeta aconselha “a entrar em si e examinar as profundidades de onde jorra a sua vida e também que o criador deve ser um mundo para si mesmo e encontrar tudo em si e nessa natureza a que se aliou.” A poesia crítico-social que escrevo é fruto de uma reflexão com base na leitura de várias obras. Uma delas é a de Erich Fromm em “Psicanálise da Sociedade Contemporânea”e vários livros do mesmo autor.Também é Rollo May com a obra “O homem à procura de si mesmo” entre várias obras. Outro livro é a ”Psicoterapia para todos“ de Vitor Frankl. Li também vários livros de Rogers destacando-se “Tornar-se Pessoa”.

A CBJE
Soube da CBJE por uma amiga, Thereza Mello, colega de pós-graduação, que cursou Letras. A CBJE está possibilitando a publicação de minhas poesias em diversas Antologias. Além disso, está em andamento nesta editora, para breve, a publicação do meu livro individual ”Passagens de Vida”, com 75 poesias.
Parabéns à CBJE pela obra e idealismo !

Conselhos aos jovens poetas
Uma obra que tem influenciado as gerações passada e presente é “Cartas a um jovem poeta”, de Rilke. Cecília Meirelles escreve no prefácio que “as respostas de Rilke não oferecem ao poeta uma receita literária, embora digam coisas essenciais sobre o exercício da literatura. Vão mais longe: tratam da formação humana, base de toda criação artística“.
A poeta resume os conselhos de Rilke: “escrever só por absoluta necessidade, evitar formas comuns, escolher sugestões oferecidas pelo ambiente, não dar importância aos críticos, não ler tratados de estilo”. “O resto é muito mais importante, uma vez que a parte formal de arte acaba sempre por se realizar, quando atrás dela há uma imposição total de vida transbordante. Por isso, aplica-se a valorizar aos olhos do jovem poeta, a necessidade de um mundo interior; de um gosto da solidão constante e inteligente; de uma visão diversa do amor, de uma ternura pela natureza; de uma paciência interminável; de uma aceitação de todas as dificuldades”. Desde jovem sempre li muito. Considero que o cultivo da leitura seja importante para o poeta iniciante.

Contato:carmenhussein@terra.com.br


Carmen já lançou, pela CBJE, dois livros:

Passagens de Vida


Leitura Crítica
e Criativa



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