Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Auristela Fusinato Wilhelm

Quem sou
Eu sou Auristela, Tela para os familiares, Professora, para muitos pelos quais passei (ou passaram por mim) em minha vida profissional de 22 anos no Magistério Público Estadual. Sou de família de agricultores, mais velha de 8 filhos, nascida em 14/06/1963. Trabalhei na lavoura até os 19 anos, quando iniciei meus estudos no ensino médio para me formar professora. Para isso tive que me deslocar a outra cidade onde trabalhei como doméstica para pagar pensão e estudar a noite. Formação Universitária: Artes Práticas, 1989 pela Universidade de Ijuí RS (nas férias escolares) e Artes Cênicas em 2003 pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Tive oportunidade de lecionar e atuar em funções de gestão em todas as áreas da Educação Básica. Atualmente, trabalho como Analista Técnico em Gestão de Desenvolvimento Regional e estou cursando especialização em Gestão Educacional.

Minha história com a Arte
Sempre me dediquei muito à leitura. Na infância e adolescência, chegava a ler muitas vezes as mesmas coisas por falta de leituras novas. Li outros, mas o primeiro livro que comprei foi aos 13 anos: O Guarani de José de Alencar. Lembro de uma temporada fora de época de safra quando não havia muito trabalho e eu li os livros da Bíblia. É sem dúvida uma grande fonte de inspiração para quem quer escrever. A Arte é a história, retratada de outro ponto de vista. Esteve sempre presente em minha vida sob diversas formas de manifestação. Iniciei com artesanato, primeiro nas aulas do ensino fundamental, mais tarde como fonte de renda extra. Entre outros, fiz e ensinei entalhe em madeira e pintura em tela. Pintar, assim como ler me transporta a outros mundos. A formação em teatro foi a realização de um desejo de adolescente e me proporcionou um contato maior com a literatura. Me encanta fazer teatro e trabalhar essa arte com crianças e adolescentes, pelas possibilidades que proporciona. Tenho algumas coisas escritas nessa área (relatos de experiências, históricos regionais e algumas peças curtas). Sempre gostei de escrever, cartas sempre me tomaram muito tempo. Adorava escrevê-las, depois ler e reescrever. Muitas nunca foram mandadas. Minha produção sempre esteve mais ligada a estudos, como artigos, resenhas, adaptações de obras para encenação.

A poesia
A poesia veio como um presente, é muito nova em minha vida, tirando uns lamentos e desabafos da adolescência que eu chamava de poemas. Pena que não os tenha guardado.
Acredito que a relação vida e obra ocorre a partir do conhecimento que se constrói sobre vivências, sejam elas nossas ou de outros, verdadeiras ou fictícias. Poesia é obra de arte, uma construção, é preciso que você queira dizer poeticamente. O poeta é o artista das palavras. A idéia surge, mas há que ser trabalhada para ser uma obra. Não me preocupo que minha poesia mostre a minha verdade ou fantasia, prefiro que ela toque as verdades ou fantasias do leitor. Quanto ao dom, acredito que Deus dá talento a todos, cada um decide o que construir com ele.

Não tenho autores preferidos
Cada momento da vida é único e marcado por preferências próprias. Já fui de Shakespeare, Ibsen, Moliere, Cervantes, Nélson Rodrigues, Plínio Marcos, José de Alencar, Raquel de Queiroz, Cora Coralina, Cecília Meireles, Machado de Assis, Monteiro Lobato, Drumonnd, Quntana, Lindolf Bell, Urda Klüger. Gosto de obras que retratam o sobrenatural. Acreditem: amo Harry Potter. Me impressiono com o que leio. Procuro fazer uma análise crítica das obras, sempre que posso faço fichamento.

A CBJE
Conheci a CBJE através da poetiza Lenir Mattos de Moura que me estimulou a publicar. Navegando pelo site conheci muitos talentos, me encantei com as obras e com a forma como a CBJE trabalha. Hoje me sinto ainda que um pouco tímida, um membro dessa família. Sim, porque acho a CBJE uma família. É melhor oportunidade que eu já conheci para quem quer divulgar seu trabalho.

Para quem começa
Escrever é um processo de construção, como colocar-se de pé e dar os primeiros passos. Quando se aprende , é para sempre. Vale a pena essa caminhada e os caminhos que vamos abrindo e construindo.
.....
Quero escrever

A mente resiste,
E me diz que não.
Reluta comigo,
A palavra não vem.
Eu insisto,
Risco, rabisco...
Palavras sem som.
Remexo as idéias
Onde está a inspiração?
Quisera encontrar
O início da frase.
O papel esperando,
Puxo um fio sutil...
Consegui!
Três pontos enfim...
Ensaio palavras,
Estão misturadas.
Não há conexão,
Entre o quero e o posso.
Parei por aqui.



Contato:auristelafusinato@yahoo.com.br