Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Glória Brandão

Quem sou
Eu sou Glória Brandão, sou de Piraí do Norte - Bahia, mas resido em Itabuna - Bahia, desde 1978, onde tive a honra de receber o título de Cidadã Itabunense. Aqui nesta cidade desenvolvo um trabalho em busca de leitores e faço palestras. Sou Contista, Cronista, Pensadora e Poeta. Tenho alguns livros já lançados como Folhas ao Vento - Poesia, Silêncio- Momento de Reflexão, Felicidade - Reflexão e Auto-Ajuda. Faço parte da Antologia Poetas Ocultos do Sul da Bahia e estou com Espelho D'Alma Poesia, Rasgando a Máscara - Contos, Nunvens de Algodão - Literatura Infantil e A Mão do Tempo - Poesia, que será lançado esse ano. Graças a Deus, minha literatura é reconhecida e muitas escolas trabalham com meus livros.

Nasci poeta e hei de morrer poeta
Escrevo desde a mais tenra idade, ainda criança já rabiscava meus primeiros poeminhas. Nasci poeta e hei de morrer poeta. Não sei viver sem a poesia. Escrevo todos os dias. Sou das palavras e tenho esse compromisso comigo e com o universo. É como diz Fernando Pessoa: (...esse é o destino dos versos. Escrevi-os e devo mostrá-los a todos...) Para mim escrever é um dom, aliado a minha necessidade, pois escrever é como o ar que respiro.

Arte, realidade etc.
Acredito que a arte é toda atividade humana ligada as manifestações do homem, com o objetivo de estimular os sentidos, e também transmitir emoções, idéias e conhecimentos.
Minha obra literária mostra minha verdade, sim. Na medida em que faço o que gosto com responsabilidade e seriedade, almejo que cada um dos meus leitores possam ser enriquecidos e fortalecidos de alguma forma com os meus conceitos em relação a sociedade, a natureza, incluindo fauna e flora o amor e a religião. Não posso omitir , que na condição de ser uma poeta não abrace a fantasia, tendo meus vôos quiméricos e registrando-os em muitas das minhas criações.
Sei que tenho meu compromisso com a realidade, pois com tantos acontecimentos que vão pelo mundo, uso a minha arte de escrever para mostrar em prosa e em versos as dores, as agonias, as guerras e as vitórias que vão pelo mundo.

Autores preferidos
Sou leitora e admiradora de Cecília Meireles, Florbela Espanca, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Khalil Gibran, Geothe, Augusto dos Anjos, Castro Alves, Vinícius de Moraes e tantos outros imortais. Não posso evitar de falar do livro o Diário de Anne Frank, livro esse, que fala de uma judia (uma menina), que foi obrigada a viver escondida dos nazistas durante o Holocausto. Um emocionante livro que foi escrito com os escritos da própria Anneliese Marie Frank. Leitura profunda e marcante.

A CBJE
Conheci a CBJE través de uma amiga, também grande escritora, e aqui encontro-me, hoje, em meio a grandes talentos, com trabalhos ricos e ao alcance dos leitores.

Para quem está começando
Eu escrevo desde minha infância, mas para os escritores que começam agora a trilhar pelos caminhos na construção de poemas, contos, crônicas etc . devo dizer-lhes que é preciso compromisso com as palavras. Que leiam sempre, que leiam muito, que conheçam as escolas literárias, os grandes escritores. Não tenham vergonha de consultar o dicionário, pois é preciso conhecer para saber usar as palavras. No mais, é ter inspiração e buscar o lugar certo para a publicação dos seus trabalhos.

Aqui fica o meu poema social Incoerência do meu livro Folhas ao Vento, página 94.
.....
Incoerência

Um dia eu andei no tempo
Vi loucos governando nações
Elaborando planos
Que desvalorizam cidadãos
Vi nobres tão pobres
Envergonhando a multidão
Vi o assalariado - coitado
Trabalhando em vão.

Vi crianças desnutridas, maltratadas
Abandonadas na vida
Vi bêbados cambaleando ao léu
Vi o suicídio da mulher que amou em vão
Vi o homem sem religião
Dizendo ser cristão.

Vi mãos homicidas
Eliminando vidas
Vi gente buscando paz
Sem amor no coração
Vi a flor desabrochar e não vingar
Vi o meu poema silenciar
Diante de tanta maldição.



Contato:gliterbm@yahoo.com.br