Regulamentos Como publicar Lançamentos Galeria Contato
Projeto Saber Cordel Edições especiais Imprensa Como adquirir

ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Samuel Antunes dos Santos

Quem sou
Sou Samuel Antunes dos Santos, moro em Ponta Grossa, estado do Paraná, sou apaixonado pela minha cidade, que também é conhecida como "Princesa dos campos". Aqui eu nasci, aqui nasceu meu filho, que é o meu melhor poema, e ao lado de minha esposa formamos uma família feliz. Eu ainda pretendo cursar jornalismo, para realizar um antigo sonho.

Interesse pela poesia
Desde criança eu gosto de escrever, adorava quando a professora pegava a classe de surpresa e pedia para fazer-mos uma redação sobre um tema qualquer. O que para muitos dos meus colegas era um martírio, para mim era um momento de pura satisfação, poder criar, escrever, passar para o caderno palavras que iam tomando forma de texto até obter o resultado final vindo da inspiração que me tomava naquele momento. Certa vez minha professora comentou que minhas redações tinham linguagem poética. Foi assim que poesia entrou na vida para valer e nunca mais me deixou. Escrever é um dom.
Assim como existem pessoas que nascem com o dom de jogar futebol, outras cantar, interpretar, existem pessoas que nascem com o dom para escrever, eu acredito piamente nisto, e este dom que nasce com a gente, uma hora ou outra acaba se manifestando, então cabe a nós trabalhar-mos isto, estudar, pesquisar, ler muito para aprimorar-mos esta virtude que está dentro de nós.

O poeta e a obra
Tem um poema meu onde eu digo que todos podem viajar pela poesia e através daquilo que o poeta escreve, entretanto é expressamente proibido viajar pelo coração do poeta, pois é ali que está guardado todo seu mistério e todo segredo que o poeta usa para fazer sua obra, e isso deve ficar trancado a sete chaves.

A CBJE
Conheci a CBJE numa noite em que procurava sites de poesia na internet, eu acho que já faz uns oito anos, depois disso participei de várias antologias e hoje tenho alguns poemas meus publicados, e esta é a melhor sensação que a CBJE nos proporciona: ver nossos poemas nos livros, que viajam por todo o Brasil sendo lido por muitas pessoas.

Meus favoritos
Gosto muito de poesia, leio vários poetas, mas quero fazer uma menção especial a três que realmente mexem muito comigo, Fernando Pessoa, Mario Quintana e Paulo Leminski.

Para quem está começando
Se você está sentindo que tem o dom para escrever, mas ainda falta alguma coisa, procure estudar, ler muito, conversar com pessoas que como você têm este dom, isto é muito importante. A troca de informações de experiência nos ajuda muito nesta caminhada pelo mundo da poesia.

Para terminar
A minha poesia me leva a muitos lugares através dos que a lêem. Ela me faz rir, chorar, cantar, brincar, ser adulto e ser criança. Minha poesia tem cheiro de vida, o gosto de um beijo apaixonado, ou talvez a dor de um amor perdido. Talvez a minha poesia seja a eterna busca do meu eu, daquele encontro comigo mesmo, encontro que já parece ter hora marcada. Talvez a minha poesia seja a caixa preta dos meus sentimentos.

Contato:saspg@yahoo.com.br


Regulamentos Como publicar Lançamentos Galeria Contato
Projeto Saber Cordel Edições especiais Imprensa Como adquirir