Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Marcos José Hansen

Quem sou
Batizaram me Marcos José. Hansen é herança do meu avô paterno. Hoje tenho 37 anos. Nascí e ainda vivo na cidade de Araras/SP, porém, é na vizinha Limeira que sempre desenvolvi minha vida profissional – sou formado em Serviço Social há 10 anos e, há 02, sou funcionário do Poder Judiciário paulista.

Interesse pela poesia
De família modesta, livros eram artigos raros na minha casa. A saída encontrada pela minha mãe para saciar meu interesse pela literatura foi me apresentar à Biblioteca Municipal. Depois de algum tempo mergulhado em livros sobre arqueologia e ufologia, e incentivado por uma crítica bastante elogiosa de uma professora de Língua Portuguesa a um texto meu, passei a me interessar um pouco mais por poesia – isto entre 13 e 14 anos. As descobertas foram lentas, mas extensas e cultivadas com paixão: Manuel Bandeira, Carlos Drummond; os “malditos” franceses, Baudelaire e Rimbaud; Pablo Neruda – muito querido; Willian Blake e escritores como Edgar Allan Poe e Oscar Wilde.

O desejo de escrever
A beleza das obras que conheci despertaram em mim o desejo – e o desafio – de escrever. Inicialmente, interpretei esse desejo como uma ousadia, uma afronta a todos esses gênios da literatura. Mas fui em frente - mais ou menos como um aluno que se esforça para aprender com os mestres e tenta fazer sua lição de casa.
No entanto, me defino como um aluno preguiçoso, indisciplinado e descuidado. Meus poemas demoram muito tempo para serem concluídos – quando o são. Creio que não me dedique o suficiente a eles. Outro erro meu é confiar na memória. Bons poemas já se perderam em algum terreno baldio da minha cabeça.

A CBJE
A necessidade de avaliação dos meus escritos me levou a procurar por um espaço para troca de idéias e, quem sabe, publicação e a CBJE – feliz e quase acidental descoberta - foi o veículo mais adequado que eu encontrei para tanto. Numa noite dessas, num sábado solitário, procurando por sites de poesia na rede, deparei-me com o “sítio” da CBJE. Achado precioso. Oportunidade segura, séria de fazer os meus “poeminhas” conhecidos. Antes só havia publicado um poema – “Verão Eterno” - num concurso do Corredor Intermunicipal de Cultura – projeto que reúne algumas cidades da minha região.

Compromisso com a realidade
Geralmente, o que escrevo tem como inspiração diferentes temas do meu cotidiano: amores – correspondidos ou não -, críticas sociais e políticas. Personagens que cruzam meu caminho e contemplações – fragmentos desse mesmo cotidiano - também são fortes fontes de inspiração. Contudo, essa realidade concreta – de carne e osso – são coloridas, muitas vezes, por matizes metafóricas e simbolistas – influência dos já referidos “malditos” franceses.
Entendo que a Arte não pode prescindir de um compromisso com a realidade – embora alguns artistas a busquem fora dela própria (rs). Acho que as formas de expressar esse compromisso, muitas vezes não tão diretas, explícitas e objetivas, podem ser interpretadas como ausência e/ou omissão, mas, em última análise, não acredito que exista Arte descompromissada. Elas são sempre frutos de nossos anseios e experiências cotidianas.
Dentro dessa avaliação, um olhar mais amplo e atento sobre essa mesma realidade – como todas suas belezas e misérias – é imprescindível ao exercício poético. Exercício para os velhos mestres, bem como para os jovens aprendizes.
“Esse rosto que cruza meu caminho, aquele corpo que carrega prazeres e pecados. Alguém que deixou de ser numa cidade que não escolheu. Um pôr-do-sol que a pressa fez esquecido. A fadiga de um amor muito distante ou tão perto que imobiliza. Essa indignação presa na garganta e o punho fechado que espera. Uma faca que rasga em silêncio e o tiro que silencia num estrondo. Viva a percepção! Esse é o primeiro texto que escrevo em 2 anos”.


Contato:mjhansen71@yahoo.com.br