Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Áida Varela

Quem sou eu
- Sou Áida Varela. Nasci há 40 anos no belo estado do Pará, moro em Belém, sou fervorosamente crente em Deus, casada com o homem que amo e mãe de uma linda adolescente. Possuo formação superior em Direito pela UFPa, com duas Pós-Graduações, uma pela Universidade Mackenzie-SP e outra, recente, pela Universidade Católica de Brasília -DF, em Direito do Estado. Exerci a advocacia por alguns anos e em 1993 prestei concurso público para a Justiça Eleitoral, onde ocupo desde 1994 o cargo de Analista Judiciário.

Exigente e perfeccionista
- Considero-me exigente e perfeccionista, mas as coisas que me fazem feliz são as simples. Gosto de cantar no chuveiro, no videokê, enquanto dirijo, quando realizo trabalhos manuais. Cantar é um prazer que só não se equipara à leitura. Sou leitora voraz e contumaz, sem predileção por um gênero específico, mas leio cerca de 4 livros ao mês, além das revistas Veja, Seleções, Superinteressante e Consulex ordinariamente, além de quantas outras eventuais me passarem às mãos (gibi das crianças, Caras no cabeleireiro etc).
Para mim, literatura é catarse, é divã de analista imaginário. Através dos meus escritos, exorcizo fantasmas, realizo sonhos, sou quem eu quero ser e, o mais importante: Travo longos diálogos com Deus. ( É diálogo, sim. Ele sempre me responde)

Meus preferidos
Estou lendo agora “Conspiração Franciscana”, sobre os estigmas de São Francisco de Assis; e na semana passada foi “Memórias do Livro”, acerca do Hagadá de Saravejo. Não tenho facilidade para citar um único autor predileto, gosto de muitos e posso listar alguns: Fernando Pessoa, Jorge Amado, Agatha Christie, Jostein Gaarder, Martha Medeiros, Leonardo Boff, Dan Brown, Khalil Gibran, J. K. Rowling (sim, eu li Harry Potter!), Mário Quintana, Brian Weiss, Luiz Fernando Veríssimo e mais.

Necessidades, verdades, expressão...
Pra mim, escrever é uma conseqüência natural da necessidade de expressão. O ser humano busca meios de se comunicar; é uma necessidade que impulsiona a produção escrita, a literatura, o teatro, a música e toda forma de expressão, a fim de propiciar a criação estética. Essa capacidade criadora é arte, através da qual comunicam-se emoções, sentimentos e toda a subjetividade do belo.
Acredito que o autor poético estabelece um compromisso com a transcendentalidade, com a arte, não com a realidade. Com a realidade há o compromisso de usar a arte para fazer mais suave a realidade; mas a manifestação desta –o compromisso com a realidade, este não se aplica à poesia.

A CBJE
Conheci a CBJE navegando pela Internet e procurei saber mais sobre aquele projeto editorial. Na ocasião já dispunha de material para um livro, mas nem imaginava levá-lo a termo. A CBJE acendeu essa motivação, principalmente ao selecionar meus textos para as coletâneas, pois subtendia um crivo editorial sério e competente. Então publiquei o primeiro livro “Incidental” e depois o segundo, “Fragmentos”, ambos de poesia.

Mensagem ao novos
Se você está começando agora, acredite no seu talento, procure aperfeiçoá-lo, mas sobretudo não desista de “poetar”. Pode ser que ninguém mais vá considerá-lo um sucesso, mas você será bem-sucedido internamente, externando suas emoções e fazendo o mundo mais próximo à divindade.

Contato:aida_varela@uol.com.br



Áida já lançou pela CBJE,
duas coletâneas de poesias.

Fragmentos
2008


Incidental
2005