Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Maria Inês Penha

Quem sou
Sou Maria Inês Penha, natural de Sertãozinho, estado de São Paulo. Fui casada por 26 anos, separei-me e tenho uma filha, Ana Carolina. Fiz Faculdade de Letras e Literatura e iniciei minha carreira profissional como professora de Inglês. Da sala de aula fui trabalhar como secretária-excutiva bilíngüe em uma das maiores empresas de Sertãozinho na época. Exerci esta profissão, e a de Assistente de Diretoria, em outras empresas do grupo por mais de 30 anos. Atualmente com 55 anos, dedico-me a projetos pessoais.


O interesse pelas letras
Meu interesse pela poesia, contos e cartas surgiu na adolescência. Angustiada com dúvidas e com meus sentimentos comecei a escrever cartas e poemas. Já na Faculdade mostrava alguma coisa aos meus professores de Literatura e eles me incentivavam a continuar.


Arte
Arte é o que existe por si só. Alguém vê um quadro de Picasso e fica encantado. Outro não entende nada, nem se toca, não acha nem bonito. Mas Picasso continua sendo Picasso.


Minha vida... minha obra
Creio que levo para o que escrevo - não de forma fechada, já que não gosto de nenhum tipo de arte que permita uma única leitura- todas as minhas experiências de vidas sejam elas boas, ruins, alegres e tristes; todos os meus conflitos, meus ganhos e minhas perdas. Aí, deve entrar a fantasia para dar a cada poema/conto a possibilidade de várias interpretações. Pelo menos, é o que tento fazer.

Autores preferidos
Difícil falar, mas sempre os primeiros são Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade. O que mais me impressiona até hoje: “O poeta é um fingidor. Finge tão completamente, que chega a fingir que é dor, a dor que deveras sente”. (Fernando Pessoa)

A CBJE
Conheci a CBJE procurando Editoras que dessem atenção e espaço a autores desconhecidos. Conhecer a CBJE me deu um grande estímulo. Sem dúvida, tem tudo a ver com meu crescimento como autora.

Um conselho para os novos autores
Que escrevam, que tenham perseverança, que cresçam com o apoio da CBJE.

Pedir ajuda aos deuses,
Se neles não acredito
Pedir a Deus, como ?
Nada me leva a nada,
de Berkeley voei para o inferno
se Deus existe sabe do que falo
Se não, tenho que arrastar meus pés e seguir.

Sofro pelo que fiz
E pelo que não fiz.
Perdi-me na quase ausência da vida
Amei e não era amor.
Amei e era amor, quando não me amaram.


Contato: mariainespenha@hotmail.com