Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


André M. Hemerly

Quem sou
Sou André M. Hemerly, nascido na cidade do Rio de Janeiro, vivendo atualmente em Niterói, Funcionário Público Federal, Bacharel em Estatística com especialização no exterior.


O interesse pela Literatura
Meu interesse por literatura começou cedo, criança ainda, quando li "Romeu e Julieta", nas férias de verão. Li e reli várias vezes, tendo como sombra as folhas de um abacateiro na fazenda do meu avô. Logo depois me interessei por poesia, lendo principalmente os românticos, e, aos quatorze anos, saíram os meus primeiros versos, preenchendo as folhas de um pequeno caderno que guardo até hoje com carinho.


Arte de Escrever
A arte de Escrever é formada por dois elementos, a criação e o fazer, o primeiro é um dom e o segundo é uma técnica, por isso acho que para ser um poeta é necessário possuir um dom que deve ser cuidado a cada minuto de vida, pois há poetas que morrem sem nunca ter nascido, sem divulgar um único verso por puro medo de se mostrar, matando assim a poesia.


Minha vida... minha obra
Não consigo separar a obra da minha vida, ela faz parte de mim, sai de dentro , dos momentos de tristeza, de alegria, nunca sai por obrigação... O compromisso do escritor deve ser com a arte de escrever, o que é verdade ou realidade não importa, a poesia é uma coisa dinâmica, a mesma poesia lida várias vezes em momentos diferentes passa sensações diferentes, quando gosto de um poema é porque ele conseguiu passar em versos o que eu sinto exatamente naquele instante, ou o que eu penso, ou o que vivi em algum momento ou em idéias que me tocam como pessoa ou cidadão.

Autores preferidos
É difícil citar alguns autores sem cometer a injustiça de esquecer algum nome, mas não dá para deixar de citar Vinícius, Drumond, Castro Alves, Álvares de Azevedo, Fernando Pessoa, Pablo Neruda, Gabriela Mistral entre tantos, mas há um livro que marcou muito minha vida, escrito por um poeta maravilhoso que se chama Moacyr Félix e o título do livro é "Canção do exílio aqui" um belo livro...

A CBJE
Conheci a CBJE navegando pela Internet e comecei a participar das Antologias produzidas pela editora e essa participação me fez amadurecer como escritor, e está sendo uma forma de divulgar meus trabalhos. Como todos os livros da CBJE possuem o selo ISBN, fica sendo uma forma de deixar registrado meus textos. Meu primeiro livro saiu pela CBJE e penso até o final do ano produzir com a editora meu primeiro livro infantil. Aproveito a oportunidade para agradecer ao Georges e ao Luiz, pela atenção sempre a mim dispensada.

Um conselho para os novos autores
Para quem está começando meu conselho é : "Nunca desista dos seus sonhos, divulgue seus trabalhos, leia bastante, participe de concursos literários e das Antologias da CBJE" Escute a voz dos críticos, mas não deixe que essa mesma voz te cale para sempre...

"E o que dizer do feio que por amor se torna belo ou do belo que por desamor nem chega a ser a solidão do sapato sob o leito do amputado?" Moacyr Felix

"Que eu tenha apenas o brilho do olhar de um homem que ainda sonha"


Contato: andhem@bol.com.br


André lançou, em 2008, pela CBJE, o seu livro
O Retrato