Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Ana Joaquina de Oliveira Cruz

Sou...
Sou Ana Joaquina de Oliveira Cruz. Nasci e moro em São Luís do Maranhão. Faço Letras/Francês na Universidade Federal do Maranhão.



Meu interesse pela poesia
Escrevo desde a infância, porém, os meus escritos eram muito intimistas e eu os guardava para mim mesma, como se fossem raros tesouros. Há dois anos resolvi tira-los do “baú” e libertei-os para o mundo.


Escrever é um pouco de tudo
Não sei se escrever é necessariamente um dom... Acredito que é um pouco de tudo: vocação, persistência, treino, habilidade, necessidade de exteriorizar sentimentos...


Arte
Arte é a criação do homem com valores estéticos capazes de exteriorizar emoções, sentimentos, história, cultura etc.


Relação vida/obra
A minha obra está diretamente relacionada com a minha vida, pois o que escrevo é o reflexo do que me vem na alma. Os meus escritos retratam, de certa forma, a minha verdade; a minha fonte de inspiração é o mundo a minha volta. Penso que o autor deve seguir a sua intuição; ele deve estar comprometido com a arte de escrever e com a realidade na qual está inserido.

Meus preferidos
Machado de Assis, Gregório de Matos, Padre Antonio Vieira, Casimiro de Abreu, Lya Luft, Álvares de Azevedo, Josué Montello, Aluísio Azevedo, Agatha Christie, Vinícius de Moraes, Afonso Romano de Santtana, Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar... Todos me impressionaram de alguma forma.

A CBJE
Conheci a CBJE através de um site de busca. A CBJE abriu novos horizontes para o meu crescimento como escritora. Fiquei muito motivada quando o primeiro poema que enviei para apreciação foi selecionado e, a partir daí, não consegui mais deixar de escrever diariamente.

Um conselho para os novos autores
Recomendo a leitura de bons livros, além dos clássicos há bons títulos de autores novos no mercado. Não deixem de ler também livros teóricos (Massaud Moisés, Ezra Pound etc.).


"Cada um de nós é um pouco responsável pelas coisas boas e más que acontecem no mundo. O que escrevemos pode proporcionar alegria, tristeza, dor, revolta, satisfação, prazer e, inclusive, pode despertar novos escritores, como aconteceu comigo!"


Contato: anaoliveiracruz@yahoo.com.br