Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Elizabeth Maria Chemin Bodanese

Eu...
Elizabeth Maria Chemin Bodanese, filha de Neiva Terezinha Paludo Chemin e Carlos Chemin, nasci em Chapecó, Santa Catarina, no dia 02 de março de 1958. Devido à profissão de meu pai, cheguei a Pato Branco, Paraná, em 1967. Cidade em que conheci o meu grande amor e ganhei os maiores presentes de toda a minha vida: meus filhos Tiago e Diego. E estes, deram-me três graciosos netinhos: Gabriel, Fabrício e Rafael.
Graduada em Letras Português-Inglês, especialista em Literatura Brasileira, em Língua Portuguesa: Descrição e Ensino, em Metodologia do Ensino Tecnológico, e mestre em Ciências Sociais Aplicadas: Recursos Humanos, faço parte do corpo docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. Sou membro do Projeto Resgate Histórico, desenvolvido nessa mesma universidade. Também, presidente da Academia de Letras e Artes de Pato Branco.

Meu interesse pela literatura
O interesse pela produção de textos, em especial, a poesia, surgiu durante uma dinâmica desenvolvida em sala de aula, quando os alunos estudavam o Barroco. De uma brincadeira surgiu um livro de poesias - “Tecnologia e Humanismo: Laços em Poemas”. Nesse mesmo ínterim, pesquisas dos fatos ocorridos em Pato Branco e região, com o envolvimento dos alunos da escola tecnológica surgiram produções relevantes às futuras gerações desse canto do Brasil.

Escrever é um alimento para a minha alma
Escrever é um dom. Com o passar do tempo, esse dom, para mim se tornou uma necessidade de aprimoramento. Hoje, é um alimento para a minha alma. E como Arte, descreve meus sonhos e sentimentos. Escrever é estar comprometido com o mundo, pois, na vida tudo está ligado, é como uma teia. Escrever é uma ferramenta que tem o poder de sensibilizar corações, transformar o mundo em um lugar bom de viver.

Escritores preferidos Na minha juventude, Machado de Assis abriu os meus olhos e vi mais longe. Com ele aprendi a observar a essência dos escritos, até um dia encontrar a Câmara Brasileira de Jovens Escritores que acreditou na minha produção textual e incentivou a construção de mais livros.

Um conselho para quem está começando
E você que agora começa a escrever, acredite que é capaz, pois, com leitura e perseverança, um lápis poderá fazer brotar em um caderno de folhas vazias, o mais belo jardim para muitas vidas.

Enfim, a efemeridade do tempo fez-me aprender o valor da leitura, dos registros aos que virão, dos amigos, da família, da Terra, essência da Vida. Aprendi que pouco sei. Preciso aproveitar o tempo e aprender, aprender. Tenho muito ainda a aprender.

Contato:bodanese@utfpr.edu.br