Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 22 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Della Coelho

Quem sou eu?
A mulher, A amiga, A apaixonada, A sonhadora, A leitora, A mãe e alguns têm dito, ultimamente, ...A poeta Della. Mas, acima de tudo, sou A Professora.

Como tudo começou
Quem sabe foi a minha ânsia de querer um mundo melhor e acreditar que a alavanca para tal é a educação. Foi o meu contato com alunos que buscam verdadeiramente o saber. Aprendizes que têm o desespero de aprender, mas aprender certo!
Além das salas de aula, uma página na internet (http://linguaportuguesaqui.blogspot.com) e um espaço no Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=20897633), nos quais alunos do Brasil inteiro- tendo suas dúvidas e questões resolvidas- passaram também a escrever melhor. Começamos, como um incentivo à leitura, a trocar poemas de autores consagrados e também os feitos por eles mesmos. Observei que o uso da Língua era melhor aplicado na poesia e que meus alunos tomavam gosto pela leitura literária e produção textual. Tudo feito sem cobranças, somente pelo PRAZER ARTÍSTICO. Assim, durante as aulas, eu promovia os SARAUS. Concluí, então, que em forma de versos a Língua Portuguesa poderia ser melhor atendida, afinal, a Língua Portuguesa é a poesia de nossa comunicação.

A Poeta
O poema explica melhor do que eu:
Fraude
Esta dor é que me dá
Voz de Poeta.

Bagagem Cultural
Pensando em Literatura Brasileira, Machado de Assis é o grande Mestre no texto narrativo.
Na poesia, não posso deixar de citar Manuel Bandeira, Manoel de Barros, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Álvares de Azevedo e tantos mais!
Meus pais e mestres na poesia, porém, são dois grandes nomes da Literatura Portuguesa: Luís de Camões e a maravilhosa Florbela Espanca. São a eles que recorro quando me perco numa imensidão de palavras que me conduzem à mesmice.

Importância da CBJE
Como professora que sou, era simplesmente uma apreciadora de obras singulares, porém a seleção de um de meus poemas para compor a Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos nº 50 fez com que eu visse a possibilidade de um novo rumo a seguir: o da expressão artística. Decidi expor meu trabalho para que possa ser apreciado ou não pelos leitores. Sem a CBJE eu, dificilmente, teria vislumbrado essa possibilidade. Sem a CBJE, as palavras estariam, provavelmente, guardadas em algum bloco de notas aguardando o esquecimento.

Aos jovens escritores
Escrevam muito, mas leiam muito mais. Não percam tempo! Busquem, principalmente, os grandes escritores! Busquem aqueles que o tempo já os consagrou como eternos! Saibam que somente através da absorção de boas obras é que a criação será capaz de atingir o universal.

Contato:dellacoelho@hotmail.com


Della lançou pela CBJE,
em 2008, o livro
"Migalhas Repartidas"