Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 22 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Eritânia Brunoro

Eu...
Sou Eritânia Castro Machado de Sousa Brunoro, natural da cidade de Rio Branco - Acre. Formada em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Acre e pós-graduada em Educação Ambiental e Banco de Dados. Sou servidora pública federal ocupando o cargo de Fiscal de Cadastro no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

O início de tudo...
A literatura, de uma maneira geral, sempre esteve presente em minha vida. Meus pais, fervorosos incentivadores, mantinham vivo o hábito da leitura contida em uma belíssima estante que ia desde gibis à obras de grandes autores como Machado de Assis e Érico Veríssimo. Crescendo e observando, a vontade de ler era mais forte a cada dia. O primeiro livro lido aos 6 anos de idade, só fez aumentar a vontade de prosseguir. E assim foi! Mais tarde, já na adolescência, inspirada nos pensamentos e poemas de Mário Quintana, viria também, a necessidade de escrever o que a imaginação produzia. E então, nasceram as primeiras poesias que, é claro, ficaram guardadas como segredos até 2008.

Uma necessidade...
Passados mais de 10 anos sem escrever, fui acometida pela vontade de resgatar esse hobby. Reencontrei meus velhos cadernos que continham uma coleção de mais de 5000 frases e o principal, meu caderno de poesias. Relendo-os, percebi que deveria tentar. A poesia, além de uma forma de arte, é também, uma exteriorização da alma, aquilo que está mais imperceptível aos olhos de quem nos vê. Só com os olhos da poesia é que se faz possível vislumbrar a essência que nos envolve.

Meus preferidos
Estou lendo agora "A menina que roubava livros" de Markus Zusak que narra uma história passada na Alemanha nazista. Mas gosto de vários estilos e vários autores, entre eles posso mencionar Fernando Pessoa, Jorge Amado, Mário Quintana, Danielle Steel, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, e muitos outros.

A CBJE
A CBJE surgiu quando eu pesquisava na internet por editoras para publicação de livros. É um sonho meu publicar um livro de poesias. Quando descobri entre as páginas do site a maravilhosa forma com que trabalhavam, resolvi participar das antologias, mesmo sem acreditar que seria publicada. Quando veio a primeira seleção, foi como um novo fôlego, um incentivo para continuar produzindo e participando, e aqui estou eu até hoje com vários trabalhos já publicados nas obras organizadas por esta família que é a CBJE.

Para quem está iniciando
Aos jovens poetas digo apenas: Leiam, leiam muito! A escrita está diretamente ligada à leitura. É fundamental para o processo de enriquecimento de vocabulário e é fonte de energia para a imaginação. E escrever ... só com a alma!
A Poesia e Eu

Somos apenas um
A poesia e eu
Ela minha essência,
Eu, sua razão.
Entrego-te minh'alma,
cada vez que te busco,
Retribuindo-me a luz,
Um universo de mágica.
Envolve-me de inebriante inspiração
Mistérios da vida e de sentimentos
Alguns nunca antes experimentados
Outros até muito vividos, calejados.
O que será o amanhã?
Que versos me presentearás?
Sentido é viver por ti
Ou somente deixar de existir.
Contato:eritania@gmail.com
Site:http://www.eritaniabrunoro.prosaeverso.net