Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 22 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Lívia Porto Zocco

Quem sou eu...
Acho que sou muitas, viu?! Mas o perfil que mais acredito ser eu mesma, é o de poeta-escritora-sonhadora. Tem também os perfis de Bibliotecária, estudante de Letras, filha, irmã, namorada...


Meu interesse pela poesia/literatura
Olha, isso surgiu quando eu era criancinha, antes de aprender a ler, quando minha mãe lia para mim e para meu irmão as obras do Monteiro Lobato antes de dormirmos.
Após ser alfabetizada, comecei a ler e a escrever histórias em quadrinhos, e depois, historinhas curtas. A partir dos quatorze anos comecei a escrever pecinhas de teatro. Escrevi várias – sendo uma delas até encenada na escola! Em seguida parti para contos, escrevendo vários também. Dos 23 aos 32 anos passei por um longo jejum de escrita, só conseguindo escrever pequenas frases e parágrafos - aos quais não dava continuidade.
Após alguns anos de terapia recobrei meu “juízo” literário e, graças a Deus, e à minha psicóloga, voltei a escrever! Começando a compor, pela primeira vez, poemas.
Em 2006 criei um blog com os meus escritos recentes (endereço abaixo).

Escrevo por total necessidade!
Eu escrevo por necessidade. Total necessidade! Mas, somente depois de voltar a escrever, posteriormente ao meu “jejum de escrita”, comecei a entender verdadeiramente o conselho de Rilke sobre escrever por absoluta necessidade. Escrever me ajuda a raciocinar melhor, a re-estruturar minha idéias e me acalma bastante! Comecei recentemente a praticar um exercício que senti ser necessário para me ajudar a escrever em determinadas ocasiões – conseguir um distanciamento e um discernimento entre minhas próprias emoções e as emoções sobre as quais preciso escrever. É um exercício interessante e um grande aprendizado para a escrita. Mas, de certa forma, talvez contradizendo a idéia acima - lá no fundo, tudo sobre o que escrevemos... é nosso mesmo. Acho que é mais ou menos aquele lance do poeta ser um fingidor, do Fernando Pessoa.

Meus autores preferidos
Na poesia: Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Carlos Drummond, Cora Coralina, Nicolas Guto (um amigo meu), Ana Cristina César, Rilke, Elizabeth Bishop e muitos outros.
Na prosa, nossa, muitos: Clarice Lispector, Lígia Fagundes Telles, Thomas Mann, Ítalo Calvino, Kurt Vonnegut, Machado, Tchecov, Oscar Wilde, Tolkien, Arthur Clark, Susan Sontag, José Saramago, Gabriel Garcia Márquez e muitos outros também.

A CBJE
Conheci a CBJE pela internet, buscando sites que postavam poemas. Li a proposta, gostei, e ela acabou tornando-se o grande meio de divulgação do que escrevo. Foi um grande achado, e tem papel fundamental para as minhas atividades de poeta e escritora. Além da sua própria missão de divulgação e memória dos poetas e escritores brasileiros que, sem a CBJE não poderiam publicar seus trabalhos; o que também me chamou a atenção foi a organização, idoneidade, pontualidade e atenção na publicação das obras propostas.

Um conselho para quem está começando
Apesar de eu também me considerar uma iniciante, pois ainda tenho muito a aprender, o que eu poderia dizer é: ler bastante, escrever quando sentir que precisa escrever, perscrutar e deixar as emoções e inspirações que estão lá no fundo virem à tona; e escrevê-las com coragem.

Contato:quacli@gmail.com
Blog:http://sensacaodemorango.blogspot.com