Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 22 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Helen De Rose

Muito prazer!
Sou Helen De Rose, nasci em Piracicaba/SP. Hoje estou casada e resido em Sorocaba/SP com meu marido e um casal de filhos. Concluí a faculdade de Educação Física na ACM de Sorocaba em 1986. Hoje dou aulas de Yôga, Streching Global Ativo, Pilates com bola e Alongamento Passivo na Academia Evolução. Trabalho como Terapeuta Holística no alinhamento dos Chakras, Radiestesia e Massoterapia. Sou Numeróloga, Taróloga e estudo Astrologia, Esoterismo, Simbologia, Cabala da Pirâmide Invertida e Oráculos. Participo de alguns sites literários, enviando meus escritos. Alguns dos meus textos já foram escolhidos nas Antologias da CBJE. Lancei meu primeiro livro pela CBJE em 28 de março de 2009 com o título “Um coração no oceano”. Este livro é uma coletânea de poemas, prosas, mensagens e pensamentos que escrevi nesses últimos anos. Tenho um blog: http://helenderose.blogspot.com , um site: http://www.derose.prosaeverso.net e uma rede de amigos escritores: http://poetasdalua.ning.com

Meu interesse pela poesia/literatura
Comecei a ler aos 7 anos e não parei mais. O primeiro livro que li, guardo até hoje, chama-se “A lagostinha encantada”. Sempre gostei de fazer redações e de ler tudo o que se referia à Língua Portuguesa. Durante todos os meus estudos imaginava ser, um dia, uma escritora. A poesia acendeu uma luz em mim, quando me apaixonei pela primeira vez. Aos 16 anos, escrevi um diário de cartas, poesias e declaração de amor, com 200 páginas e entreguei ao meu primeiro amor, quando tudo terminou. O interesse pela poesia aumentou, ainda mais, quando ganhei o livro “Cem sonetos de amor” de Pablo Neruda, fiquei embevecida. Anos depois, para prestar vestibular, estudei várias obras de autores consagrados, foi quando me vi diante de Augusto dos Anjos, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Olavo Bilac, Castro Alves, Camões... Fiquei apaixonada, cada vez mais, pela poesia e pela arte literária.

Relação minha vida/minha obra
Existem dois momentos: no primeiro momento, minha vida está inserida na minha obra e, eu posso defini-la com meus sentimentos, meus pensamentos e discernimentos; no segundo momento, minha obra está inserida na minha vida e, eu não posso definir o padrão de criação ou inspiração que chega até mim. Muitas vezes, leio algo que escrevi e fico me perguntando: - Isto foi escrito por mim? Como assim? De onde veio? Quem já teve esta sensação, sabe exatamente do que eu estou falando. Por outro lado, depois que comecei a escrever, a necessidade pela escrita aumentou cada vez mais, como se fosse um hábito, como se fosse um alimento, como se fosse um remédio necessário todos os dias, para eu existir.

Autores preferidos
São tantos autores e autoras que já me identifiquei... Cada autor tem seu estilo singular. Poderia citar alguns dos meus favoritos: Machado de Assis, Manuel Bandeira, Dante Milano, Fernando Pessoa, Pablo Neruda, Augusto dos Anjos, Cruz e Sousa, Castro Alves, Mário Quintana, Florbela, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Cora Coralina e William Shakespeare são autores que já me emocionaram. Mas, um dia, fiquei extremamente emocionada com Olavo Bilac, ouvindo seus poemas serem declamados. Naquele momento, vi o quanto a literatura é uma arte, o quanto os poemas ganham vida quando são declamados.
Eu me identifico com a literatura em si e com todos os autores, consagrados ou não, que possuem o dom de fazer das palavras, uma arte. Isto é Divino!

A CBJE
Conheci a CBJE através do amigo e escritor Ronaldo Honorio. Neste momento, não poderia deixar de agradecê-lo, por compartilhar desta oportunidade tão importante pra minha vida.
A CBJE tem sido uma porta aberta para meus escritos e projetos literários. E, neste momento, convidando-me para realizar esta entrevista, mais uma porta, a CBJE está abrindo pra mim. É admirável o respeito e o reconhecimento de todos que fazem parte da CBJE. Neste meu primeiro livro lançado pela editora CBJE, vi o quanto há profissionalismo em todas as pessoas que tive contato. Através da CBJE estou realizando o meu sonho de ser escritora; através da CBJE pretendo lançar outros livros, por isso, a importância dela em minha vida é indescritível. Agradeço de coração todos os profissionais da CBJE: Muito obrigada!

Um conselho para quem está começando
Eu só posso aconselhar por minha própria vivência. Comecei lendo, conhecendo os autores e autoras, suas obras e seu estilo de escrita. Para nenhum deles, foi fácil no início, mas, de alguma forma, eles tiveram vontade de começar. Assim, eu também comecei. Assim, você também está começando, motivado pela força da sua vontade.
Cada verso, cada poema, cada texto que escrevo, releio várias vezes para identificar algum erro. Estou sempre com o dicionário em mãos, para buscar o significado das palavras. Quanto maior for a riqueza do nosso vocabulário, mais entendimentos teremos sobre o valor literário.
Pesquise sobre a arte literária, os estilos que existem disponíveis para sua motivação e, veja, qual é o seu estilo preferido. Para você que está começando, desejo-lhe bastante sorte e sucesso sempre!!
Uma mensagem retirada do meu livro “Um coração no oceano”:

SEMENTES LANÇADAS

"Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente." Henfil

...Se não houver a semente
valeu a intenção do semeador
que lança a semente no solo
esperando por ela germinar.
Eu sou a semente que tinge,
a luz dos olhos na imensidão do amor.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!
Quem tem olhos de ver, veja!
De toda a semente sai a palavra germinada,
No coração daquele que tem o coração puro,
Para entender a intenção do semeador.

Contato: helenderose@gmail.com



Helen De Rose,
lançou em 2009,
pela CBJE,
o seu livro
"Um Coração
no Oceano"
.