Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 22 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Mauricio dos Santos

Quem é você?
Meu nome é Mauricio dos Santos, natural de Paranaguá, no Paraná, cidade portuária, o "berço da civilização paranaense", distante mais ou menos vinte quilômetros das praias. Sou Despachante Aduaneiro, casado há 29 anos com Selma Maria, pai de Silviane Maria, com 28 anos, e Mauricio Filho, com 14. Tenho tres netos, o João Pedro, o Leonardo e o Murilo. Curso o 3º ano de Letras na FAFIPAR, e sou membro do Centro de Letras de Paranaguá Dr.Leôncio Correa, desde 01/12/2008.

Meu interesse pela poesia/literatura...
Meu interesse por poesia em especial vem desde 10 ou 12 anos, através da música, pois sou fã incondicional de uma boa música, principalmente romântica.
Comecei a escrever aos 17 ou 18 anos, fazendo uma versão de uma música "My Sorrow", para minha namorada, hoje minha esposa. A partir daí não parei mais de escrever poemas, que por sinal gosto muito, por ser uma forma em que você tem que dizer tudo em poucas linhas, principalmente porque eu não sou de falar muito, falo somente o necessário.

Relação vida / obra
Gosto de viver da melhor forma possível, de prefêrencia buscando ser feliz, e é isso que procuro passar nos meus poemas, um romantismo realista, mas falando de amor, da procura, do encontro, do carinho, da carícia, etc. Considero-me um romântico realista.
Também tenho alguns poemas de louvor a Deus, que ainda não enviei, mas que com certeza estarei enviando para as próximas publicações.

Quais são seus autores preferidos?
Gosto de ler romances, tais como Madame Bovary, de Gustave Flaubert, que considero uma obra excelente, bem como o filme. Também gosto de Gabriel Garcia Marques, Machado de Assis, José de Alencar, Cecilia Meireles, Álvares de Azevedo, entre outros.

A CBJE
Buscando na internet uma empresa que pudesse publicar meu primeiro livro, a um custo que encaixe no meu orçamento, pois pretendo publicar até o final deste ano o meu primeiro livro "Pétalas Primaveris", que está sendo revisado, cheguei até a CBJE. Gostei do tratamento dispensado ao escritor iniciante, pois em 2008 tive publicado os meus primeiros poemas, e confesso que é gratificante ver nosso trabalho publicado em um livro, acredito que deve ser o sonho de todo o escritor, inclusive já indiquei um colega, o Prof.João Orzenn Mattozo, que também já publica seus sonetos.

Que conselho você daria a quem está começando?
Que deixe de lado a autocrítica e se lance, envie seu trabalho, se não der numa publicação, tente em outra, publique no jornal local, como eu faço na minha cidade, após a publicação pela CBJE, que muitas pessoas vêm dar os parabéns pelo seu trabalho, porque escrever é um dom, como pintar, dançar, cantar, representar etc.
Alguns anos atrás, um professor na faculdade me disse que meus poemas não eram bons, então engavetei por anos e anos, até enviá-los ano passado ao escritor paranaense Miguel Sanches Neto, da cidade de Ponta Grossa-Pr, que me disse "eles tem conteúdo", então me incentivou a enviar para a CBJE e foi publicado. Estou feliz por essa parceria, que me incentiva a escrever, publicar, e me considerar um poeta.
E que Deus os abençoe!


Contato: mauricioparanagua@hotmail.com