Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 22 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Maria do Carmo Marques Ramos

Quem sou...
Eu sou Maria do Carmo Marques Ramos. Nasci em Tatuí, Estado de São Paulo. Sou professora aposentada. Fiz curso de Pedagogia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, deTatuí. Lecionei por 40 anos em escolas públicas e particulares.

Interesse pela Literatura
Sempre gostei de ler e escrever. Fui fascinada pelas histórias, contos e poesias. Quando professora, procurei sempre despertar em meus alunos o interesse pela Literatura. A admiração pela poesia é antiga, mas nunca me arrisquei escrever um verso, quando... em 2007, fiz minha primeira poesia. Daí em diante, o incentivo, a vontade, a intuição aumentaram e assim continuei a escrever meus versos.
A poesia, mais do que um gênero literário é, quem sabe, uma das formas mais sublimes e difíceis de expressão artística.

Autores preferidos
Gosto de muitos autores, entre eles: Olavo Bilac, Castro Alves, Florbela Espanca, Cecília Meirelles, Pablo Neruda, Fernando Pessoa, Júlio Salusse, Gonçalves Dias e tantos outros.

Atualmente
Escrevo em uma revista mensal chamada 'HADAR'. Ela atinge treze municípios, com tiragem de 7.000 exemplares. Lancei um livro de poesias em 2008 intitulado"VERSOS DA MATURIDADE", com temas diversificados.

A CBJE
Eu conheci a CBJE pela internet quando procurava editoras para meu próximo livro de poesias. Fiquei feliz com essa nova idéia que a CBJE lançou. É úma idéia ótima que deve ter continuidade, pois aqueles que desejarem escrever terão mais oportunidades de realizar esse sonho. Depois que participei da Antologia de Poetas Brasileiros e do Contos de Outono Amor& Desamor, fiquei mais interessada em melhorar meus textos e de analisar os textos de outros autores. Minha auto estima melhorou muitíssimo.

Conselho aos novos
O meu conselho aos que estão iniciando como escritores, é não ter receio de escrever, e participe, das antologias da CBJE, pois sem dúvida, ela é a forma eficaz e prática de lançar um trabalho literário.Tudo que escreverem guardem, pois um dia, verão que será útil.

Contato: mcarminharamos@hotmail.com

Maria do Carmos lançou pela CBJE o livro de poesias "Versos do Entardecer"
2010