Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 22 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Andre Luis Oliveira de Santana

Quem sou eu
Sou jovem, negro, estudante de Ciências Sociais e moro em Salvador. Adoro poesia. Estou sempre procurando atribuir um sentido a minha atividade particular de escrever.

A literatura em minha vida
Sempre fui interessado e próximo à leitura. Sempre tive acesso a livros e biblioteca. Logo na minha infância pré-escolar recebi estímulos. Meu primeiro livro foi Pequeno Pássaro Frio – que só viria a ler anos mais tarde – e minha primeira leitura efetiva foi Ali Babá e os Quarenta Ladrões. Um livro impulsiona outro. Mais tarde viria a ler Homens e Caranguejos, obra que marcou minha vida.


Relação minha vida / minha obra
Comecei a escrever, digamos por dor de cotovelo. Minha procura pela poesia começou pelo canto ao amor, o típico trovador. Depois fui iniciado à poesia, a história e teorias da literatura, fui inovando meu saber. Surgiram questões novas... quando seria válido utilizar o recurso da rima, da métrica; a busca ou não por temáticas recorrentes como a trovadoresca; a adoção de um compromisso sóciopolítico sem subtrair a função estética da arte.


Autores preferidos
Sempre gostei de ler, especialmente poesia. Admiro muito autores como Drummond, Vinícius, Damário Dacruz, Quintana, Sartre, Josué de Castro e outros. Esse contato desde cedo com a leitura me deu formação e referência para escrever.

A CBJE
Com o interesse de publicar minha obra, descobri a CBJE, que possibilita ao jovem escritor um caminho alternativo ao grande mercado editorial. Devido a uma lógica mercadológica e a pouca tradição de letramento dos brasileiros, as editoras não investem em novos autores. Apenas se dedicam a compilação, edição e reedição de autores consagrados. Tal postura exclui potencialidades e talentos e não inova a produção literária brasileira. Sendo assim, a CBJE despertou minha simpatia pela sua proposta. A arte é feita pra ser comungada, não engavetada.

Para quem está começando
Me considero também como iniciante. Mas vai aí um pressuposto que sigo: a arte de escrever não é feita apenas para dizer, mas como dizer. Temos os poetas a atenção de escrever de forma inovadora e estilística, inclusive podemos subverter a linguagem nessa missão.

Contato: andreluissimo@gmail.com



Andre Luis publicou
pela CBJE, em 2009, o seu livro "Dis-posições"