Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 22 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Edir Pina de Barros

Quem sou eu
Sou Edir Pina de Barros, natural de Ponta-Porã, Mato Grosso do Sul. Sou bacharel em Ciências Sociais e mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília. Fiz o doutorado e o pós-doutorado nessa mesma área, na Universidade de São Paulo- USP. Sou especialista em etnologia indígena e suas interfaces com a saúde, a educação e a questão agrária. Professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso, atuo, também, como perita judicial em conflitos que envolvem terras indígenas e quilombolas. Tenho livro em co-autoria e solo. Já organizei livros, publiquei capítulos em livros e artigos em revistas especializadas, nacionais e estrangeiras (Espanha, Portugal, Argentina, Polônia). O meu livro - "Filhos do Sol"- foi indicado para o Prêmio Jabuti 2004 (melhor livro de Ciências Humanas e melhor capa) pela Editora da Universidade de São Paulo, que o editou. Ele foi lançado na Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro, em 2003 e, no ano seguinte, na de São Paulo.

O início de tudo...
Sempre li muito, desde a minha infância. Minha família tem o hábito da leitura. Fomos todos, os cinco filhos, conduzidos na leitura por meu pai, Antonio Lycério Pompeo de Barros. Cresci lendo coleções completas das obras dos autores, desde Monteiro Lobato, José de Alencar até Jorge Amado, passando por Padre Vieira, Camões, Dante, Shakespeare. Fui criada ouvindo meu pai declamar seus sonetos. Ler, escrever, estudar sempre fez parte de meu horizonte. Na mesma bienal que participei também foram lançados livros de meu pai e de minha irmã.


Quanto à poesia
Escrevi os meus primeiros poemas quando tinha apenas noves anos de idade. Sempre rabisquei textos e no segundo grau, em Brasília, ganhei vários concursos de poesia e conto, aos quais não dei a devida importância, pois hoje nada tenho de registro desse passado. Quando ingressei na universidade, passei a escrever textos especializados, o que faço até hoje. Escrever faz parte de minha vida, como banhar e comer. Somente o ano passado eu voltei a escrever poesia e ingressei no Recanto das Letras, onde publico meus textos, inclusive vários acadêmicos. Em março deste ano comecei a escrever também sonetos, trovas, repentes. Tenho textos publicados em várias coletâneas de poesia.


Meus preferidos
São tantos! Claude Lévi-Strauss, Stuart Hall, David Le Breton... Li recentemente Leite Derramado, de Chico Buarque. Um primor! Gosto muito de Florbela Spanca, Castro Alves, Fernando Pessoa, Neruda, Mário Quintana, Vinicius de Moraes, e tantos outros. Impossível enumerar!

A CBJE
Tenho um livro de poesias já encaminhado para publicação, intitulado Canções de Amor, Resistência e Meninice, e estou organizando um só de sonetos meus. Mas a idéia de participar de seletivas me agrada sempre. Penso que o livro solo não dispensa a convivência e publicação com outros escritores. Daí a minha participação na CBJE.

Para quem está iniciando digo ...
O amor é a fonte da vida! Amem ...que do amor nascerão as sementes do renovo e da poesia. Foi para os jovens que escrevi o texto abaixo, retrô: um poema clássico, em redondilha maior, em estilo que antecedeu ao soneto, anterior portanto, aos anos de 1.400.

Ide jovens, co’as sementes!

Ide jovens, co’as sementes!
O mundo é vossa lavra...
Mantende sonhos ardentes
E sustentai a Palavra!

Lutai co’as unhas e dentes
Defendais o fino trato,
A todas aquelas gentes
Que conhecem só maltrato!

Não percais um só segundo,
A luta é duradoura...
A vida é tão movediça!

Ide jovem, pelo mundo,
Cuidar da vossa lavoura,
Semeai força e justiça!



Contato: edirpina@terra.com.br

Sites: http://www.edirpina.recantodasletras.com.br
http://www.edirpina.pro.br
http://poesiaretroapoesiadesempre.blogspot.com/