Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 22 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


João Freitas Filho

Quem sou eu
Sou João Freitas Filho advogado, industrial, nascido em Teresina, Estado do Piauí. Um dia e do nada escrevi uma pequena poesia rimada sobre uma mulher graciosa. Por falta de acesso, guardei-a para mim. Descobri que era possível transferir os sentimentos da alma para o papel. Isso tem se repetido durante estes anos. Passei a escrever sobre o cotidiano: um cachorro maltês atropelado, uma manchete de jornal sobre suicídio, uma briga de galos sem sentido. Mas também temas que abordam uma calcinha que foge do cós da calca jeans, os decibéis do DJ, um beija-flor dentre outras.


Minha temática
Quando sinto o calor Equatoriano de Teresina, as preocupações com o Planeta Terra surgem como se o Fim do Mundo estivesse próximo. Aí as poesias são focadas no meio ambiente.
Já as que abordam tragédias pessoais e dificuldades de sobrevivência nesta vida desarmoniosa que a competitividade trouxe, transformo em poesias lamentos, frases ouvidas, confidências e até mesmo discussões de rua que ultrapassam os decibéis permitidos pelo IBAMA.
Assim nasceu este hábito saudável de aquietar a alma. Muitas vezes, sou até mesmo o chato que interrompe o diálogo, liga o "smart fone androide" e no teclado "toutch" coloca os sentimentos nos arquivos das nuvens dos provedores do céu. Afinal dependo da inspiração da hora, já que nunca consegui construir voluntariamente um trecho sequer. E assim, vou anotando, contando, sentindo, escrevendo, vivendo, e nos momentos de reflexão leio Drummond.

Um conselho para quem está começando
Para os que estão começando, tentem, tentem, e continuem tentando sem o receio que senti quando enviei minha primeira poesia para a Câmara Brasileira de Jovens Escritores convencido pela minha poetiza e amiga Teresa Cristina Flor de Caju, de que deveria TENTAR.




Contato: joao@almendrafreitas.adv.br