Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 22 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Edilson Nascimento Leão

Quem sou...
Sou Edílson Nascimento Leão, tenho 50 anos de idade, natural de Urandi, sudoeste da Bahia, casado, Licenciado em Pedagogia, Graduado no Curso Normal Superior, Professor, Pós-Graduado em Metodologia e Didática do Ensino Superior (Docência), funcionário do Tribunal de Justiça da Bahia, lotado na Comarca de Urandi. Sou muito expansivo, desportista, católico, e acho que minha maior virtude é cativar as boas amizades sempre valorizando o próximo, ser solidário e estar de bem com a vida. Conforme já dizia o poeta: “A vida, colorida e gostosa de ser vivida”.

Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
O interesse e gosto pela leitura, trago comigo desde a infância, sempre fui adepto a ler bons livros, principalmente literatura infantil, lia quando menino, muitos livros de cordel, através do meu avô paterno. Costumo dizer que aprendi a ler, com gibis e as revistas de quadrinhos. Por ter feito o curso Normal Superior, Educação Infantil sou um pouco voltado para o lúdico, e o estudo da Arte Moderna. A leitura e escrita sempre estiveram presentes em meu cotidiano. A Literatura, em especial a poesia, são partes integrantes deste contexto.

Relação vida / obra?
O estudo da arte é muito rico e compensador. Em minha opinião a arte é a própria vida e ela nasce com a gente. A forma de escrever vem de dentro da alma, do interior da nossa imaginação, quando escrevo imagino o imaginário e o coloco em pauta, tudo isso se constitui na verdadeira conexão entre a obra e a vida. Sempre digo que cada poema, cada verso que se cria, é como se fosse um ser que vem ao mundo, então acho que a vida é uma obra de arte e a arte é uma obra da vida.

Quais são seus autores preferidos?
Não tenho preferências, sempre fui levado a uma boa leitura seja ela qual for, mas gosto muito, entre outros, de Jorge Amado, Machado de Assis, Kalil Gibran... Tenho reverenciado alguns autores da minha região, Hamilton Mascarenhas, Joelson Costa e principalmente o trabalho do poeta Sebastião Santos que é filho de Urandi.

A CBJE
Tomei conhecimento desta editora através de consultas de sites literários e de repente me deparei com a Cbje. Fiquei encantado com a estrutura desta instituição. Participei de alguns de seus concursos e vi meu trabalho selecionado e reconhecido. Para mim, foi uma grande conquista, uma das maiores que já tive, é uma honra participar de suas seletivas e coletâneas. Apresento aqui minhas homenagens a todos desta empresa que é referência no campo literário.

Para quem está começando
Tudo no começo é um pouco difícil, mas nada nos impede de almejarmos nossas conquistas. Para quem está procurando seu espaço, lute, vá em frente que você encontrará muitas portas abertas. Tenha certeza que através da fé, humildade e perseverança tudo se realizará.


Contato: edilsonnascimentoleao@yahoo.com.br