Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Patrícia Diniz Santos

Quem sou...
Sou Patrícia Diniz Santos, 35 anos, graduada em Jornalismo pela UFRN. Trabalhei durante 10 anos com publicidade e assessoria de imprensa. Agora atuo como bancária. Em 2009 criei coragem e comecei a tirar os contos e crônicas da gaveta. O resultado me surpreendeu: Fui premiada com a Crônica “A descoberta” em primeiro lugar no concurso literário Senhora dos Remédios (MG), e com o Conto “Encontro com a memória” segundo lugar no concurso dos Bancários/RN (2009). A Crônica “Esperança Sertaneja” foi destaque no VI concurso Rubem Braga de Crônicas, da Academia Cachoerense de Letras. Então tive a Crônica “Descanso” publicada na antologia “Mulher Eterno tema”.

Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
Desde cedo adoro ler e escrever. Na verdade, a escolha da faculdade foi em função dessa minha paixão pela escrita. Ultimamente tenho que me desdobrar para ter tempo para dedicar a essa atividade. Mas agora que comecei, não quero parar nunca.

Como é a relação que você identifica entre a sua vida e a sua obra?
Muito do que os personagens sentem vem a partir de experiências do dia-a-dia. Em todos os meus contos, um dos personagem mostra algumas das minhas características, do meu humor ou personalidade.

Autores preferidos?
Clarice Lispector, eu adoro. É uma lista enorme, mas vou citar alguns: Fernando Pessoa, Machado de Assis, Rubem Braga, Luis Fernando Veríssimo, Martha Medeiros.

A CBJE
Conheci a Câmara buscando na internet oportunidades de publicação dos meus textos em Antologias. Com certeza, a CBJE é uma chance de reconhecimento do trabalho, uma ótima vitrine. Uma iniciativa que deve ser aplaudida e cada vez mais incentivada.

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
Ler sempre, observar, sentir, se emocionar. A partir daí, a escrita vai surgir naturalmente. O que te agrada, que emociona, certamente vai tocar o leitor.


Contato: pdsantos@bol.com.br