Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Odyla Paiva

Quem sou...
Sou Odyla Pinto de Paiva, nascida no Rio de Janeiro (na época Distrito Federal) e que tem dois grandes prazeres na vida: ler e viajar.
Iniciei a vida profissional como Professora Primária no então Estado da Guanabara, agora Município do Rio de Janeiro, formando-me mais tarde em Psicologia.
Quanto ao Município, já me encontro usufruindo dos benefícios da aposentadoria, mas permaneço clinicando em Psicologia, seguindo a linha Humanista-Existencial. Posso dizer que passei toda a minha vida acompanhada de livros...

Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
Desde a Escola Primária, quando nos incentivavam à leitura, o que acho deveria continuar a ocorrer nos dias de hoje. Graças a essa exigência a facilidade com a escrita é uma característica das pessoas que nasceram há algum tempo, assim também como a eterna necessidade de sempre ter algum livro em mãos.

Como é a relação que você identifica entre a sua vida e a sua obra?
É claro que cada escrito leva alguma coisa de quem escreve. Não necessariamente tudo, mas sempre carrega alguma coisa... As experiências de vida ajudam bastante, uma vez que você tem um vasto campo de vivencias que podem ser utilizadas e adequadas ao que você está produzindo.

Autores preferidos?
Gosto de boa Literatura e leio tudo que posso. Houve épocas de minha vida em que conseguia ler de 1 a 2 livros por dia. Por causa desses períodos viajei com os mais variados tipos de autores e tive a sorte de encontrar-me sempre com os que tinham muito a dizer em suas obras. Não gostaria de citar nenhum nome porque, dependendo de meu estado de espírito, tenho a meu dispor uma gama infindável de escritores preferidos que preenchem a necessidade do momento.

A CBJE
Navegando pelos sites de Literatura deparei-me com o banner da CBJE e me despertou a curiosidade sobre como publicar uma poesia e um conto... Preenchi a ficha de inscrição e mandei 2 trabalhos que, para minha surpresa, foram selecionados. Desde então venho acompanhando a CBJE e posso dizer, com a maior satisfação, que vejo o desenvolvimento de um trabalho sério, maduro e muito responsável. A oportunidade que a CBJE oferece aos novos escritores é de uma relevância ímpar, pois abre as portas do mundo editorial incentivando a que se produza cada vez mais.

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
Leiam bastante, acreditem em sua capacidade e perseverem sempre porque somente assim chega-se a algum lugar. Ah! E tenham a sorte de encontrar a CBJE em seu caminho...

Gostaria de aqui deixar
Alguma coisa especial,
Que fizesse você pensar
No seu viver atual.

O que você pretende
Fazer com sua vida?
Resolva essa questão
E logo dê a partida.

Depois de iniciar,
A caminhada escolhida
Não olhe mais para trás,
Vá de encontro à nova vida!




Contato: odylapaiva@yahoo.com.br