Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Silvio Luiz Dias Pontes

Quem sou...
Nasci em Santo André no estado de São Paulo, sou o caçula numa família de oito irmãos. Cresci num ambiente de muito amor e respeito. Tive uma infância feliz, uma juventude sadia e quando cheguei a fase adulta já estava preparado para todas as adversidades. As experiências vividas nos mostram muitos caminhos e um dos caminhos me levou ao mundo da leitura.

Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
Na adolescência já escrevia poesias. Tomei gosto pela leitura um pouco tarde, mas o suficiente para me tornar um leitor compulsivo e apreciador de todos os gêneros, de tanto ler, resolvi escrever minhas próprias histórias e, a partir do momento em que fui selecionado para a minha primeira antologia, meu interesse em escrever aumentou. Escrever é explorar um momento mágico de nossa mente, pois estimula o nosso cérebro a trabalhar em perfeita harmonia com o corpo ajudando no desenvolvimento do ser humano.

Como é a relação que você identifica entre a sua vida e a sua obra?
A relação entre minha vida e minha obra é misturar ficção com realidade fazendo com que o leitor se entregue a uma auto investigação dos fatos narrados. Através de meus contos falo sobre: Sonhos, Recompensas, Traições, Vingança, Felicidade, Lembranças, Contradições, União, Solidão, Avareza, Esperança, Desespero e Amor entre tantos outros temas. Quero que o leitor tenha a satisfação de uma leitura tranqüila, mesmo que feita aos poucos.

Autores preferidos?
É difícil descrever todos, pois são muitos autores que admiro, mas cito como exemplo: João Guimarães Rosa por sua genialidade inventiva de palavras; Cecília Meireles e Castro Alves, o poeta dos escravos; Julio Verne por ser um visionário; Shakespeare, o dramaturgo do profundo humanismo; José de Alencar, figura maior do romantismo nacional e grande indianista; Machado de Assis e seus complexos retratos psicológicos; entre tantos outros. Deixo para que os leitores descubram as vantagens de se ler um grande autor.

A CBJE
Achei o site por acaso navegando neste longo universo de informações que é a internet, pois estava à procura exatamente deste espaço que faltava ao jovem escritor brasileiro, pois sabemos que há muitas pessoas com qualidade na arte de escrever e não tinham meios de acessar um público. A “CBJE” foi um achado que, de forma útil e agradável deu-nos a oportunidade de tirar nossos escritos da gaveta e fazê-los alcançar um público alvo que admira esta arte. Parabéns “CBJE”.

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
O que posso dizer é que: Escrever é deixar marcas no coração das pessoas, é empreender de uma maneira direta o fruto da reflexão, é pregar uma palavra amiga, comover e não persuadir, e o propósito é que não se encerre, e com o passar do tempo cause admiração, pois a palavra tem poder.


Contato: silviolp@yahoo.com.br