Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Roseane Suely Pinto Marques Ferreira

Eu por mim...
Roseane Suely Pinto Marques Ferreira, natural de Belém do Pará, cidade das Mangueiras, nascida em um 24 de dezembro de um ano assim... Administradora de Formação, o que não impede de ter uma caneta impressa na alma. Envolta no mundo das letras, contraste com a vivência profissional de cifras e números que a realidade me impõe. Mulher das finanças, e também das divagações poéticas.

Quando tudo começou...
Na tenra infância, em Salvaterra, no Marajó, onde havia muita praia, brincar de roda a luz das estrelas, e dormir escutando o encher e vazar das marés. A biblioteca simples da escolinha de Primeiro Grau foi algo de engrandecedor. Lá li toda a coleção de Monteiro Lobato, Sítio do Pica-Pau Amarelo em edição sem gravuras e tantas outras obras maravilhosas. Lia corretamente aos quatro aninhos... Tudo vem daí. Escrevia, desenhava em especial roupas(moda feminina), uma imensa capacidade criativa...

Escrever é como...
Uma febre intensa e infinda, um querer que é quase fome, e se é fome, não para, e se é dor, não cessa. É algo de inevitável, é prazer que se derrama, orgástico. Êxtase.

Preferências no universo da leitura
Ficções arrojadas, romanescas, densas, documentários, Isabel Allende, Gabriel Garcia Márquez, Mário Vargas Llosa, Eduardo Galeano, Martha Medeiros, Lya Luft, Clarisse Lispector, Florbela Espanca, entre outros mais...

A importância da CBJE
Um grande apoio ao escritor jovem e anônimo que conheci através de uma amiga. Inscrevi uma poesia e um conto despretensiosamente e fui selecionada. Hoje sou fã e admiradora do trabalho que desenvolvem. Incentivo à arte, criação, ao conhecimento da diversidade cultural do país. Hoje me sinto parte dessa equipe.

Para quem está começando ou pretende começar
Fundamental ler, conhecer, investigar, pesquisar intensamente. Técnica de poesia, métricas, estilos, aprende-se com muita leitura, exercício e estudo. Com aplicação. Colocar, a alma, sentimentos, coração, verdade naquilo que pretende. Isso é essencial.

“... Quando escrevo exorcizo fantasmas, é meio abstração e também minha realidade se despindo. Sou eu me confessando a mim mesma.”


Contato: roseane_spmferreira@hotmail.com