Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Danilo Bandeira

Quem é você?
Eu sou Danilo Bandeira. Nasci em Vitória da Conquista, cidade baiana que suporta mais de trezentos mil habitantes que se multiplicam insistentemente a cada ano e tentam se adaptar a realidade social contrastante que a cidade apresenta. Muitos são atraídos por uma série de funções que nela se desenvolvem e que nos demais municípios, situados em seu entorno estão ausentes ou precárias, como no caso de Cândido Sales.
Foi nesta pequena cidade que no ano de 2003 eu vim parar. A minha mãe e os meus dois irmãos vieram dois anos antes de mim, enquanto eu permanecia em Conquista concluindo o ensino básico e me preparando para o vestibular.
Mamãe é Geógrafa, concluiu o seu curso na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, assim como eu. Sofri e continuo sofrendo as suas influências, principalmente no que se refere ao gosto pela literatura. Desde a minha infância ela sempre me chamava à atenção para a necessidade de buscar desenvolver conhecimentos a partir da leitura. De início não dava muita importância. Preferia cultivar o sonho de ser jogador de futebol profissional. Esta era a vontade do meu pai e que acabou por se tornar a minha também.
O tempo foi tratando de mudar as minhas intenções e me fez enxergar outra realidade, bem descrita pela minha mãe e que resolvi seguir. Comecei a gostar de escrever. Escrevia o que eu afirmava serem letras de músicas, criadas sempre durante o tempo em que ajudava a minha irmã a arrumar a casa. Enquanto varria, cantava algo novo e, se rimasse, eu logo largava a vassoura e corria para um lugar da casa que tivesse caneta e papel. Assim, registrava, um por um, cada estrofe das minhas “músicas”: “Quando desço à superfície desse mar azul, vou ao encontro de todos os seres. Vida em sonho. Viver e imaginar. Ir ao sol, passando pela lua...” – eis um trecho de uma daquelas minhas “músicas” de infância. Não me perguntem se eu canto bem. Não queiram experimentar. Percebo hoje que Deus me deu a possibilidade de desenvolver textos diversos. Atividade que hoje me atrai para o puro prazer. Mesma sensação que tinha quando participava das partidas de futebol com os meus colegas de infância – “coisa maravilhosa que jamais esquecerei”.
As permanentes cobranças de mamãe me fizeram ir caminhando por outras vias e quando percebi, estava nas estradas de Jorge Amado. Li muitas de suas obras. Logo encontrei José de Alencar, Machado de Assis, Castro Alves, entre tantos outros excelentes escritores e poetas. A minha subjetividade ia sendo formada a partir das influências desse mundo material – imaterial configurado pelas presenças de tais artistas e da realidade contraditória em que a nossa sociedade está inserida. Sendo assim, boa parte dos meus textos, aborda temas relacionados à temática da desigualdade social. Apesar de me voltar também aos fundamentos da paixão e do amor, cuja fonte de inspiração é a minha amada esposa, a quem dedico tantos versos. Atualmente gosto muito de ler os escritos de Rubem Braga, apesar de apreciar a produção de muitos outros autores, inclusive alguns que escrevem para a CBJE.
Passei a conhecer a Câmara Brasileira de Jovens Escritores na última Conferência Estadual de Cultura, realizada no fim de 2009, através de um professor e poeta chamado Sebastião – “não recordo o seu sobrenome”. Ele é de Urandi – BA, e desenvolve interessantes trabalhos na área da Literatura de Cordel. A CBJE abre grandes possibilidades aos novos autores brasileiros e desenvolve um trabalho bastante sério e competente. Senti-me contente com o primeiro livro que pude receber da CBJE, pois comprovei a qualidade do trabalho dessa editora.
Àqueles que, assim como eu, gostam de registrar pensamentos para compartilhá-los com tantas outras pessoas, a dica é: acreditem em si e naquilo que fazem. Pensem e realizem trabalhos crendo. Creiam sempre que o que vocês fazem são sempre os melhores trabalhos do mundo. E isto se materializará.

Contato: danibande@yahoo.com.br