Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.



Denise Muller Garateguy

Quem é você?
Sou Denise Muller Garateguy, gaúcha, nascida na cidade de Montenegro, a 70 Km da capital Porto Alegre, no dia 3 de maio de 1976. Filha de pai uruguaio e mãe brasileira, tenho um irmão mais velho e uma irmã mais nova. Sou nutricionista, trabalho com alimentação institucional há 10 anos. Sou sensível, observadora e é exatamente por essas razões que os poemas nascem em mim...

Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
Interessei-me pela literatura quando, por volta dos 6 anos de idade, ganhei de presente o livrinho “Lili inventa o mundo”, de Mário Quintana. Além do lindo texto, os desenhos eram maravilhosos, instigavam a minha imaginação! De lá para cá, sempre estive às voltas com livros. Na minha casa, sempre houve incentivo à leitura, pois minha mãe é professora de Língua Portuguesa e nos mostrou o fantástico mundo das letras.

Como é a relação que você identifica entre a sua vida e a sua obra?
As minhas poesias nada mais são do que fragmentos da minha própria vida cotidiana. São imagens que capto e transformo em palavras, tal qual como as sinto...carrego sempre comigo uma pequena caderneta, e quando a inspiração por alguma imagem surge, não importa onde eu esteja, registro-a da mesma forma como ela apresenta-se na minha cabeça e no meu coração.

Quais são seus autores preferidos?
Em primeiríssimo lugar e sem dúvida alguma: Érico Veríssimo! Depois dele, são várias outras paixões: José Saramago, Gabriel Garcia Marques, Mario Vargas Llosa, Clarice Lispector, Letícia Wierzchowski, Hermann Hesse, Luiz Antônio de Assis Brasil, Markus Zusak, Carlos Ruiz Zafón, dentre outros. Em poesia:Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Pablo Neruda, Vinícius de Moraes, Fabrício Carpinejar, Fernando Pessoa, Maria Eunice Muller Kautzmann.

Como você conheceu a CBJE e como você vê nossa atuação em relação aos jovens autores brasileiros?
Descobri a CBJE por acaso, navegando na Internet. Nunca tinha participado de nenhum concurso de poesias! Aliás, nunca havia dividido com ninguém as minhas poesias! Foi uma grande surpresa ter sido selecionada! Fiquei muito contente!
Vejo a CBJE como uma grande porta que se abre para todos os jovens escritores. É uma maneira de dividirmos nosso trabalho, de trocarmos idéias e de conhecermos novos autores que estão escrevendo lindos textos.

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
O meu conselho é o de que cada um deve escrever sempre com as tintas do seu coração...


Contato: denigarateguy@hotmail.com

Blog: www.denisegarateguy.blogspot.com