Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


João Francisco Lins Maciel Borges

Quem é você?
Meu nome completo é João Francisco Lins Maciel Borges, mas, para todos, só João Francisco. Sou filho de paraense com gaúcho. Nasci em Rio Branco/AC, tendo saído de lá com dois anos de idade e para onde jamais retornei. Moro atualmente em Belém/PA, embora já tenha residido em Macapá/AP, Fortaleza/CE, Brasília/DF, São Borja/RS e Salvador/BA. Tenho 62 anos de idade, sou casado há 35 anos com minha querida Odiléa Sandra, que tive a graça divina de conhecê-la quando foi minha aluna de português. Tenho três amados filhos (Francisco, Kamila e Júlio Cézar) e o netinho Davi (com três meses). Exerço a advocacia criminal (cobro dos que podem pagar. Para os pobres, injustiçados e oprimidos, trabalho, com o mesmo prazer e ideal, sem recompensa financeira alguma). Sou formado em acordeão e teoria musical pela Academia de Música Alencar Terra, mas também “arranho”, por teimosia e conta própria, teclado, sax e violão.

Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
Comecei a rabiscar uns versinhos, aos quatorze anos, quando ainda cursava o ginásio, ocasião em que fui “apresentado” ao grande escritor cearense José de Alencar que, juntamente com meu “muito prazer”, devorei, pela ordem, Iracema, O Guarani e Ubirajara, e, posteriormente, muitos outros. Como desejava fazer Direito, fui para o Curso Clássico, oportunidade em que tive contato com os grandes expoentes das literaturas brasileira, portuguesa, inglesa e francesa. Produzi letras e melodias, principalmente de sátiras políticas. Participei, como acordeonista e compositor do Grupo de Arte Nativa Tertúlia (São Borja/RS), de alguns festivais de música no Rio Grande do Sul, sendo premiado em terceiro lugar na linha folclórica do Festival de Música e Poesia de Itaqui/RS (1983), cuja composição foi gravada em vinil e, no ano passado, em CD. Gostaria de ser um escritor, mas não passo de um eterno aprendiz.

Como é a relação que você identifica entre a sua vida e a sua obra?
Não resta dúvida de que vida e obra se entrelaçam. Ainda que momentaneamente, uma é o resultado da outra. A escrita nada mais é do que a materialização da vida mental (consciente e inconsciente) do seu autor, além da apreensão das diversas culturas que mais se identificar. Comigo se deu assim. Identifico-me tanto com a cultura campesina gaúcha quanto com a do caboclo amazônico.

Quais são seus autores preferidos?
Em primeiro lugar, José de Alencar, por sua cultura e por seu universo literário (urbanista, regionalista, indigenista, histórico, além do teatro). Gosto também de João de Jesus Paes Loureiro, intelectual e poeta paraense, que foi meu professor de Literatura Brasileira. Os contos de Edgar Allan Poe. A poetisa Cecília Meireles, com quem me identifico pela intimidade que temos com a morte. A poesia gaúcha de Jayme Caetano Braun. E, por último, fora de qualquer faceta político-ideológica, considero a obra “A História Me Absolverá”, do inteligentíssimo Fidel Castro, a mais importante obra histórica do período que antecedeu à Revolução Cubana e a mais completa peça de defesa criminal que tive o privilégio de ler - uma verdadeira obra-prima, levando-se em consideração que lhe privaram de ler o processo do qual estava sendo acusado.

Como você conheceu a CBJE e como você vê nossa atuação em relação aos jovens autores brasileiros?
Meu filho Francisco Borges Neto, com muito júbilo, me falou da CJBE como importante espaço destinado à divulgação de jovens autores brasileiros desconhecidos que ainda não tiveram oportunidade de mostrar sua obra. Acessei o sítio da CBJE e, de fato, constatei da sua importância para a literatura nacional. Quero, nesta oportunidade, parabenizar todos os que idealizaram e criaram a CBJE, na pessoa do entusiasta Luiz Carlos Martins, e dizer que assim também se faz política social e cultural em prol do desenvolvimento do nosso Brasil.

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
Para se ter sucesso em qualquer atividade, é preciso, antes de tudo, vontade e persistência para transpor todos os obstáculos que, com certeza, irão aparecer. Na arte, aí incluindo a literatura, não é diferente. O item leitura é muito importante para o enriquecimento vocabular, concatenação de idéias e estilo. O resto vem com o que chamamos de inspiração, que nada mais é do que a alegria e a motivação de escrever.


Contato: jfmabor@gmail.com