Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Bruno Resende Ramos

Eu sou...
Meu nome é Bruno Resende Ramos. Nasci em Viçosa, cidade do interior das Minas. Sou formado em Letras e Artes pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) com especialização em Língua Inglesa.


A Literatura/ Autores preferidos
A Literatura faz parte da minha vida desde a mais remota lembrança. Na minha base familiar, a tudo que aprendia como valor acompanhava uma história bem enredada com fatos concatenados, era um universo de contações de causos e de uma cultura instigante, um aprendizado muito peculiar das coisas. Com o imaginário aguçado só precisava encontrar na escola ambiente para reproduzir aquele universo fantástico, o que encontrei na Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB), onde tive mestres que trabalhavam sempre a produção e interpretações textuais. Aqui rendo minha homenagem a eles. Depois disso, foi o momento das descobertas, a adolescências procurava resposta e encontrei um verdadeiro manancial na leitura dos mestres Machado, Aluízio de Azevedo, Carlos Drumond de Andrade, Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, Raquel de Queiroz, e quando mais adulto Carl Max, Shakespeare, Geoffrey Chaucer, Robert Burns, James Joyce e Edgar Allan Poe.
Entretanto, só publiquei pela primeira vez quando a Universidade Federal de Viçosa, por meio da sua editora ( Editora UFV), convocou, via WEB, os escritores da cidade para um concurso. Foi o primeiro passo como escritor. Desde então submeto constantemente trabalhos à virtualidade, sendo a Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE) a que tem maior número de trabalhos meus publicados. Isso porque além da prestimosa atenção que nos dispensa, é para mim a que melhor trabalha a inclusão literária, o fomento da produção e edição de novos autores, atendendo a uma grande demanda de escritores que estavam à margem do mercado editorial.

Conhecer a CBJE
Conhecê-la foi um evento especial, porque buscava confiabilidade e profissionalismo; aqui, encontrei isso e muito além. Para o novo autor é garantia de visibilidade. Ainda há pouco me foi anunciada a visitação crescente de leitores às suas páginas, cerca de 120.000 só na página de entrevistas no mês de janeiro. É um marco na virtualidade e algo que todo o autor deseja. .

Literatura e vida
Importante salientar que minhas produções sempre são pautadas por algum questionamento. Seja de valores culturais, religiosos ou filosóficos. Para tanto me sirvo das incontáveis possibilidades que o gênero propicia. O fantástico e suas ricas metáforas têm muito a dizer e dizem da nossa insatisfação com as contradições deste mundo. Sinto que minha vida se dilui nas linhas narrativas dos meus contos a dizer bem no íntimo das minhas inquietações, por isso Literatura para mim é um pouco da minha própria essência, da minha própria vida. É muito fácil realizar isso por meio do fantástico, da fantasia, do sobrenatural, do mítico e do maravilhoso. Importa dizer que, não de outro modo, procuro engajar-me a questões de cunho social, a crítica, exibindo para isso uma forte ideologia de discurso, algo perceptível a um leitor mais crítico.
Sempre o que me traz a folha é fruto de alguma reflexão, questionamento. Assim tanto na minha vida como na minha obra quero abrir olhos, revelar um ângulo diferente das verdades apregoadas pelo mundo e pela mídia.
Um bom exemplo é o conto “Rua Capadócia” que publiquei aqui num dos livros da série de Contos Fantásticos da CBJE. Nele faço menção e crítica à ocupação desordenada dos morros do Rio de Janeiro. Cito através do enredo onde está a raiz dessa cultura de ocupação.
“... É que eu tô misturado num monte de ossos... São de índios. Eu não sabia, mas antes de nossas casas, era tudo como uma floresta.”
Nas entrelinhas do discurso a dominação dos nativos por um regime de colonização, aculturação, desapropriação da terra e cristianização.
“Na verdade, eles queriam estar lá embaixo, jogados no rio. Alguém os colocou aqui, dizem serem homens de capa e de cruzes.” (referência a presença da igreja e sua dominação)
Aí, minha identificação com o que escrevo. Quero de alguma forma mostrar que a literatura fantástica é um gênero capaz de desenvolver boas temáticas, alimentar discussões ricas e, sobretudo, oportunizar a formação crítica do leitor.

Conselho ao novo autor
Enfim, resta-me fazer o que me obriga essa verdade. Caro amigo autor, convido-o a ingressar nessas páginas, ler, perscrutar as minúcias dos projetos, das propostas, dos custos e, dar-se o direito de provar do novo e revigorante contato com o leitor. Aqui a leitura de seus trabalhos se faz tanto no mundo virtual quanto nas vias impressas. Já diz a máxima “Saepe potestatem solita est superare voluntas” cuja tradução é: Mais faz quem quer do que quem pode. Então, queira e escreva, porque poder será consequência, não é mesmo?

....
Quem quiser conhecer melhor o autor pode acessar o blog Nova Coletânea nos links: ( http://www.novacoletanea.blogspot.com ) , ( http://www.brunoadult.blogspot.com) ou simplesmente digitar Bruno Resende Ramos no Google.

Contato:brunoteenager@gmail.com