Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Júlio Cesar Bridon dos Santos

Quem sou eu
“Sou um viajante de campos e sonhos, de flores e cores, de caminho aberto e sorriso largo, de mente firme e coração puro. Sou um viajor de noites enluaradas, de céus estrelados, de vidas presentes, vividas e sentidas. Sou um conquistador de idéias, de passagens eternas e de caminhos infindos. Sou uma ponta de vida, que segue na direção da luz, trilhando pausadamente, os caminhos retos e firmes. Sou a vida batendo firme, num corpo forte e viril que tenta, no escalar das montanhas, galgar degraus de sabedoria, alcançando a paz eterna.”
Sou Júlio Cesar Bridon dos Santos, nasci em Gaspar-SC, em 1943. Desde cedo, quando cursava o colegial no Colégio Santo Antônio, na cidade de Blumenau, comecei a me apaixonar pela leitura, despertando, desde aquele tempo o gosto pela literatura. Com o passar dos anos, sempre lendo cada vez mais e, incentivado por um Juiz de Direito, grande amigo, comecei a participar de Cursos para Desenvolvimento da Mente. Indicou-me um livro que dizia tratar-se de uma obra prima e depois de lê-lo cheguei a mesma conclusão:”O Maior Vendedor do Mundo”, da autoria de OG Mandino. Li e leio os livros daquele autor, pois o acho um dos melhores. Também tive o privilégio de conhecer as obras de Júlio Verne e são maravilhosas. Sonhos ou ficção que, mais tarde, tornaram-se realidade. Foi nessa linha de pensamentos que comecei a escrever.

Interesse pela poesia/ literatura
Bem, foi algo que aconteceu quando, numa certa época, estava com depressão e aí comecei a escrever mensagens e poesias, de caráter positivo, que me tirou daquele triste estado. Foi quando lancei, após uns dois (2) anos, meu primeiro livro: “Caminhos da Paz”. Logo em seguida, participei da Fundação da Casa da Cultura de Gaspar e com o apoio e a colaboração de vários professores e, por sugestão deles, comecei a criar poesias para as principais datas comemorativas do ano. Foi quando surgiu o livro “Poetizando”,composto de duas partes: a primeira com as datas comemorativas e a segunda, com vários temas, livro esse muito trabalhado nos Colégios de nossa cidade e região.

Relação entre a minha vida e as minhas obras
Tudo que escrevo está relacionado com minha vida, seja ela física, material ou espiritual. Minhas poesias, romances, contos, crônicas, orações, tudo enfim que escrevo quer mostrar algo de muito importante para a vida de todos os seres, humanos ou não, direcionados também para a ecologia e o que é essencial para que a humanidade encontre seu verdadeiro caminho. Tento não copiar ninguém, pois acredito que, cada um tem seu estilo próprio, sua maneira de pensar, de agir, seu jeito de viver e ver a vida de uma forma única.Tive que enfrentar muitos problemas na vida e os venci todos. Não fico preocupado em receber críticas, sejam elas construtivas ou não, pois, você só cresce se aprender também a respeitar a opinião dos outros.Tenho 20 livros já escritos, três em fase de conclusão, sete deles já publicados e me sinto muito feliz com isso, pois Deus, tem muito a ver com tudo o que aconteceu e acontece na minha vida. Sinto que, a cada dia que passa, a inspiração vem mais forte e as poesias e tudo o mais vão acontecendo de uma forma maravilhosa. Às vezes chego a escrever 4 a 5 poesias por dia e isso, para mim, é muito importante. Atualmente o Recanto das Letras está me dando uma visão melhor para escrever minhas poesias, pois ali, tenho oportunidade de ler outros poetas e, todos, são muito bons.

Meus autores preferidos
Além dos acima já citados: OG Mandino e Júlio Verne (romancistas), gosto muito também dos brasileiros Augusto Cury , Vinicius de Moraes, além de Machado de Asssis, Carlos Drumond de Andrade,Miguel José Malty, entre outros. Na minha opinião, ler é o melhor caminho para conquistar seu mundo, nesse mundo tão conturbado de hoje. Leio desde novo e continuarei a fazê-lo enquanto aqui estiver.

A CBJE
Conheci esse maravilhoso caminho, que é a CBJE, através da Internet. Procurando por Concursos de Poesias, me deparei com a Câmara Brasileira de Jovens Escritores e daí para a frente minha vida mudou completamente. Graças a CBJE posso divulgar meus poemas e contos, por esse imenso País. Já indiquei para várias pessoas, pois o que é bom deve ser repassado. Muita gente acha que no Brasil só tem coisa ruim, não é verdade, aqui nós temos a CBJE.

Para quem está iniciando...
Que tudo que fizer o faça com respeito e dignidade e, principalmente, com a alma e o coração abertos. A escrita não é uma fuga, mas sim um começo ou recomeço de algo que pode livrá-lo de muitos males e torná-lo num ser humano feliz. Aquele que valoriza é valorizado, por isso, faça da leitura um prazer e tenha sempre em mente que:”POETIZAR É SONHAR COM O CORAÇÃO”.


Contato: bridon@terra.com.br