Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Aldo Martin Sotero

Quem é você?
No registro de nascimento sou Clodoaldo por culpa exclusiva do meu pai. O Martin e o Sotero são homenagens que resolvi prestar a dois grandes mestres com quem trabalhei no passado. Portanto, Aldo Martin Sotero é um simples resultado de vinganças e gratidões.
Nasci numa pequena cidade do interior do Rio de Janeiro (Natividade) e resido em Málaga, na Espanha, há 6 anos. Sou jornalista e historiador. Devo voltar ao Brasil no final de 2010 para assumir a cadeira de História da Arte numa conceituada Universidade fluminense.

Como e quando você começou a se interessar por Poesia?
De fato, só comecei a me interessar por Literatura em 1974, quando fui “apresentado” à obra de Lima Barreto por meu grande e dileto amigo Luiz Carlos Martins. Fiquei tão entusiasmado, na época, que resolvi “ousar” um livro de contos - "Uma tarde para duas noites". Tenho também dois romances publicados e dois livros de poesias, ambos grandes fracassos de venda mas que me realizaram plenamente. Pelo menos tive livros para presentear os amigos (e inimigos) por bons quatro Natais.

Como é a relação que você identifica entre a sua vida e a sua obra?
Sou um homem de pouca história, não tenho muito para contar, assim, meus textos raramente têm qualquer relação com a minha vida, com meu passado. Escrevo o que a imaginação dita e deixo as idéias fluírem com a liberdade dos inconsequentes.

Quais são seus autores preferidos?
Vou citar os três (brasileiros) cujas obras mais me impressionam pela criatividade: Lima Barreto, Dias Gomes e João Ubaldo Ribeiro. Tenho também uma admiração toda especial pela obra cênica do paraibano Ariano Suassuna. Na poesia, me encantam os versos de Cora Coralina, Arteiro de Miranda e Manuel Bandeira.

A CBJE
Aqui cabe um capítulo especial e que merece registro. Em 1973, conheci um jovem extremamente idealista e preocupado com a Educação do nosso povo. Trabalhamos juntos durante 5 anos e a admiração por esse colega de trabalho só fez crescer. Trata-se do fundador da CBJE, Luiz Carlos Martins. Já naquela época, em plena ditadura, ele falava em criar mecanismos para que o povo – particularmente os jovens – pudessem se expressar através das Letras e que só assim conseguiríamos “forjar” uma geração de “seres pensantes”. A ideia estava pronta, bastava, apenas, pô-la em prática. E o primeiro passo – o jornal Projeto Saber – foi dado naquele mesmo ano. Eu estava com ele naquela empreitada. Luiz tirava dinheiro do próprio bolso para publicar o jornal que era distribuído principalmente para professores. Muito idealismo e pouco tino comercial levaram o jornal à falência, é claro. Em 1986, acompanhei a fundação da Câmara Brasileira de Jovens Escritores, um projeto fantástico – hoje, felizmente, copiado por muitos. Prêmios, títulos e condecorações, a CBJE já ganhou aos montes, mas jamais vi ou li qualquer menção a respeito no seu próprio site. Como também jamais vi, li ou escutei da sua boca qualquer crítica a quem quer que esteja envolvido em projetos semelhantes.
Eu recebo, todos os meses, há 5 anos, todas as edições da CBJE. E a cada mês, a satisfação de saber que tem muita gente talentosa no Brasil. Tenho acompanhado, também, o crescimento de alguns desses autores que, a cada nova edição, parecem galgar degraus mais altos.

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
Uma idéia enquanto idéia, de nada vale; ela só tem valor quando posta em prática. É preciso ler, escrever, ler, escrever, ler, escrever, num ritmo constante. Porque a relação ler/escrever é fundamental para o crescimento do escritor. É preciso abrir a mente para outras idéias, outros mundos, outras coisas. E, como último conselho: “visitem, diariamente, o seu dicionário”.


Contato: informebrletras@gmail.com